Controlando o seu desktop a partir de um smartfone ou tablet

29 de janeiro de 2017

Estava eu numa madrugada assistindo a um filme quando, meu mouse sem fio cai no chão pela milionésima vez e para de funcionar. Esse até que durou um pouco mais, mas a gravidade não foi muito legal para ele.

Entro na internet e começo a procurar algum aplicativo interessante que funcionasse como um mouse e que rodasse em Linux, claro! Trocando uma ideia com um amigo, Bruno Gonçalves, e que já foi amante do KDE, me sugere um app chamado KDE Connect. Fui logo tratar de instalar e testar para tentar resolver o meu “problema”. Não é que o app realmente funciona e melhor do que eu esperava!

Pelo que andei pesquisando no site do desenvolvedor e fuçando no aplicativo, hoje ele já está estável e com dezenas de funções, como por exemplo, controle multimídia, notificações do celular no desktop, responder SMS direto do desktop, dentre outras, mas o foco aqui será apenas no funcionamento do aplicativo como um mouse e teclado para controlar o desktop, que por sinal funciona 100%.

Posso dizer que dei adeus ao mouse físico, que para mim a única finalidade era para acessar meus filmes: pausar, play, aumentar/diminuir o volume, nada mais. Posso dizer que esse app cumpre muito bem o que promete.

1. Instalação

1.1. Servidor KDE Connect

Primeiro é preciso instalar o KDE Connect no servidor. É bem provável que a maioria das distribuições Linux terão esse pacote. No meu caso, que uso Manjaro, instalei com:

$ sudo pacman -S kdeconnect

Se você usa alguma distribuição com o apt, instale com:

$ sudo apt install kdeconnect

Após instalar, o processo kdeconnectd deverá está rodando, você poderá verificar com o seguinte comando:

[talesam@neit ~]$ ps x |grep kdeconnect
 1201 ?        Sl     0:57 /usr/lib/kdeconnectd

1.2. Cliente KDE Connect

A instalação do cliente é bem mais simples, basta acessar o link abaixo e instalar direto do Google Play: app KDEconnect

2. Configuração

Como descrito acima, o servidor já deverá estar em execução e pronto para funcionamento, então basta instalar o cliente e abrir o app. Na primeira tela do aplicativo serão exibidos todos os dispositivos disponíveis, e se você instalou o aplicativo no seu desktop e está na mesma rede que o seu computador, é muito provável que seu computador já esteja aparecendo no aplicativo do celular. Basta tocar em cima do nome do dispositivo que desejar para que o emparelhamento seja feito. Após tocar no botão “SOLICITAR EMPARELHAMENTO”, uma mensagem será enviada para o seu computador solicitando que aceite o emparelhamento, basta clicar em “Aceitar” e os aparelhos já estarão se comunicando.

A partir de agora o seu smartfone/tablet já está funcionando como um mouse e teclado, porém pode-se fazer mais algumas simples configurações para deixar o mouse mais completo. Antes de seguir com outras configurações, acesse “Introdução de dados remota” e veja se o mouse e o teclado já estão funcionando corretamente. O aplicativo é autoexplicativo, basta ler o que está escrito na tela. Resumindo, mova o dedo na tela do seu smartfone/tablet que será como o touchpad de um notebook. Para acessar o teclado basta ir no ícone no cando superior direito e acessar um tecladinho. Acessando esse ícone aparece o seu teclado virtual e tudo que digitar aparecerá em seu computador.

2.1. Configurando o botão direito e o botão do meio do mouse

Para realizar essas duas configurações, acesse no canto superior direito, os três pontinhos e em seguida “Configuração dos plugins”, depois, na frente de “Introdução de dados rem.” acesse o ícone de configurações. Em “Definir a ação do toque com dois dedos” escolha “Botão direito” e em “Definir ação do toque com três dedos” escolha “Botão do meio”.

Agora você terá um mouse e teclado completo, sem fio a partir do seu dispositivo móvel.

Segue um vídeo demonstrativo com o funcionamento do KDEconnect: