Flash simples do MiPad 2 com Miui 8.2 Multilinguagem


Comprei um MiPad 2 no site banggood.com “recentemente”, e após 70 dias ele chegou, inteiro! Porém a ROM – Sistema Operacional – que veio nele foi o MIUI 7 em chinês. Como o meu chinês está meio enferrujado, resolvi encontrar uma solução mais desejável ao meu idioma. Lembrando que até teria opção de colocar em inglês ou até português, mas nem isso eu consegui mudar, justamente por causa do meu chinês está defasado, preciso estudar mais! Existe um porém, a ROM que vem de fábrica desse equipamento é um lixo só e não é a oficial!

Eu teria a opção de utilizar a ROM oficial direto do site da MIUI, porém essa é a versão chinesa e só existe opção de linguagem chinês ou inglês, e vem sem a loja de aplicativos do Google.

Segundo relatos que eu li, mesmo se você tentar instalar a loja, não irá funcionar ou não funcionará de forma adequada. Então dei um jeito de pesquisar algo melhor e usável. Foi no fórum da MIUI que encontrei uma ROM ou melhor dizendo uma parte de uma ROM que é multilinguagem, ou seja, além do idioma chinês e inglês, existem outros como também o nosso português. Depois de pesquisar eu vi que seria um pouco trabalhoso e precisaria do sistema “janelas” para eu consegui colocar essa tal ROM que não é completa, ela depende da original para funcionar. Então eu tive a ideia de juntar isso tudo, criar uma ROM completa, funcional e ainda criei um script para automatizar toda a instalação, algo que até a minha avó de 93 anos consegue utilizar.

Essa ROM que estou disponibilizando além de já vir com a última versão da MIUI, também vem root liberado, PayStore instalada e 100% funcional. Além disso está com OTA funcionando, teclado Xperia, Google Teclado, alguns scripts de otimização dentre outros.

*IMPORTANTE: A partir de agora estarei lançando outras ROMs, a medida que os desenvolvedores da MIUI forem liberando. Então basta sempre visitar esta página para baixar a versão mais recente da MIUI para o Mipad 2.

Screenshots do meu MiPad 2


 

Instalação

Obs.: Como pré-requisito é preciso ter os pacotes android-tools e android-udev instalados. Para quem utiliza distribuições baseadas em DEB, os pacotes são:  android-tools-adb e android-tools-fastboot. A maioria das distribuições Linux possuem esses pacotes, basta instalar. Num futuro eu faço uma checagem no script por esses pacotes.

Antes de prosseguir, ative opções de desenvolvedor sobre o MiPad 2 em Configurações – sobre tablet e clique na versão da MIUI 7 vezes seguidas.
Agora, nas Configurações adicionais abra as opções do desenvolvedor e ativar o interruptor acima. Depois marque a caixa USB depuração e Enable OEM desbloquear (para ativar o desbloqueio do bootloader).

Plugue o tablet no computador, coloque em modo Fastboot (botão [ligar/desligar] + [volume -]) e digite o seguinte comando para desbloquear o bootloader:

sudo fastboot oem unlock

Baixe a ROM no link abaixo, extraia e execute o arquivo flash.sh. Basicamente é só isso. Eu testei no meu computador que está com Manjaro e fiz flash no meu MiPad 2 umas 5x para testar meu script e está tudo ok.

ROM Beta: MiPad2 – talesam.org – 15-12-2016 (MIUI 8.2) – Multilinguagem – xiaomi.tar.xz
MD5SUM: 548ad0d9058a749b2c095f63aaecc0f5

ROM estável: MiPad2 – talesam.org – Estável (MIUI 8.1) – Multilinguagem – xiaomi.tar.xz
MD5SUM: b703dd44d60bc7ecc4edb3ceec8c3c6f

ROM estável: MiPad2 – talesam.org – Estável (MIUI 8.5.1.0).tar.xzNOVO!
MD5SUM: 19b420e832f387b3092e613891cf9dff

 

Para quem quiser usar o terminal para realizar o procedimento, segue os passos:

(Descopactar arquivo)

tar -xvJf "MiPad2 - talesam.org - 15-12-2016 (MIUI 8.2) - Multilinguagem - xiaomi.tar.xz"

(Acessar diretório e executar o arquivo flash.sh)

cd MiPad2*
sudo bash flash.sh

Informação mais completa no vídeo a baixo:

 

Referências:
– http://en.miui.com/a-234.html
– https://xiaomi.eu/community/threads/fastboot-rom-with-gapps-root-and-some-other-stuffs.34148/

  • Pedro Pedigoni Gonçalves

    Amigo, quanto foi o valor dos impostos?

    • Olá, 204,00 tudo!

      • Pedro Pedigoni Gonçalves

        Obrigado! e Parabéns pelo Tutorial

  • Milton Bonfim

    como posso instalar pelo windows?

    • Hum…
      Ai você me pegou, eu não uso windows, não tenho como testar :/

      Vou começar a criar ROMs mais constantes, só sobrar um tempinho… Eu estou usando uma outra, com MIUI 8.2, até agora está tudo ok!
      Mas vou ficar te devendo!!

  • Pingback: Best Writing Service()

  • Gabriel Henrique

    Amigo, to precisando muito trocar de ROM, estou com uma MIUI 7 Shop ROM, mas eu preciso primeiro atualizar para MIUI 8 antes de instalar sua ROM?

  • Geraldo Aparecido da Silva

    Tenho um Mipad 2 com o seguinte problema: todas as vezes que o tablet entra em modo repouso eu não consigo reativa-lo apenas pressionando o botão Power. Tenho que reinicializa-lo, pressionando por mais tempo o botão Power. Você tem idéia do que pode ser? Seria algum bug ou será que é defeito de hardware? Já instalei diversas ROMs diferentes mas o problema persiste.

  • Leo

    Boa noite , Tales.
    Mano velho , estou prá enlouquecer com esse Xiaomi Mi Pad 2.Comprai na GearBest e veio com PT-BR , claro que é uma rom modificada , mas o velho português do Brasil funcionando perfeitamente.O grande problema é que ele desliga se passar uns 3 segundos sem tocar nele.Entra em descanso e para voltar , tem que ficar apertando a tecla power por uns bons 3 minutos.Aí o bobão aquí , resolveu instalar uma rom original e ela veio em chinês e Inglês.Não conseguí mais a rom em PT-BR.Já seguí dezenas de tutoriais mas nada funciona.Gostaria que me indicasse alguém com bom conhecimento de Linux que fizesse esse trabalho prá mim , ou seja , instalar uma rom que tivesse o PT-BR.Mando pelo correio e pago por transferência bancária o serviço.Se o amigo puder me ajudar nesse sentido , ficaria grato.

    • Olá Leo,

      Realmente para quem não está acostumado é um pouco chato mexer com isso. Hoje em dia estou usando uma ROM europeia que possui atualizações constantes e existe o português Brasil e funciona muito bem!!
      Eu posso fazer isso para você, entre em contato comigo por email: [email protected]

      Abraço!

      • Leo

        Olá , Tales.
        Fui vítima da velha violência que assola o nosso Brasil.Levaram até meu celular , por isso entrei por aquí.Apenas para informar que qualquer contato apenas por email.Abraços

        Em 04/07/2017 23:37, “Disqus” escreveu:

        • É.. a coisa está complicada nesse lixo chamado braZil. :/

          Tudo bem, grande abraço, vamos nos comunicando por email!

  • Flavio Cross

    Tem alguma rom depois dessa 6.12.15 pra ele? Nao aguento mais essa versão. O que me mais me incomoda são os constantes tratamentos e um pouco de lentidão quando abro alguns aplicativos. Isso é chato demais. Meu sonho é instalar um android(sem Miui) e que seja estável.

    • Olá, tem várias, coloquei a última versão estável ontem, veja ai em cima. 8.5.1.0

      Abraço!

      • Flavio Cross

        Tuo bem. A noite farei a instalação. Esse vídeo também serve para a 8.5.1.0?

        • Basta descompactar e executar o arquivo bash. Está detalhado os comandos acima, tudo a mesma coisa!
          Essa versão é OTA – Tem atualização constante direto do tablet.

          • Flavio Cross

            Eu jurava que dava certo no windows. Então, nada feito. Nao uso linux. De qualquer forma, é bom especificar que é para LINUX.

          • Só faço coisas para Linux 🙂
            Os comandos são para Linux, se reparar 😉

            Ninguém especifica nada quando é para Windows, porquê devo especificar que é para Linux, não é mesmo!

            Abraço!

  • Samuel Wendell

    Tales, instalei essa Miui 8.5.1.0, deu tudo certo. No texto você fala que ela tem updates via OTA, Acho estranho ela receber atualizações já que está com root. Você já recebeu alguma?

    • Não estou usando mais essa rom,
      Mas ela é uma modificação e no site diz que tem, eu só modifico algumas coisas pra facilitar na instalação.

      • Samuel Wendell

        Blz parceiro, mesmo assim a rom 8.5 está muito boa, consegui rodar seu script no Windows (via máquina virtual). Valeu!

  • Cesar Rodrigo

    Boa noite, gostaria de saber se essa 8.5.1.0 tem o idioma portugues ?