Dica: Como remover os agrotóxicos dos alimentos

18 de janeiro de 2016

Agrotoxicos alimentosO Brasil encontra-se em primeiro do ranque no quesito utilização de agrotóxicos. Até alguns anos atrás o Brasil estava em sétimo colocado, hoje estamos em primeiro, ou seja, é o país que mais utiliza agrotóxicos no mundo e em maior quantidade. Apenas uma ressalva, este país ganha tudo que é para se perder e perde tudo que é para se ganhar. Ironia, não!?

Muitos utilizam o hipoclorídrico para higienizar os legumes, verduras e frutas, mas poucos sabem é que esse composto químico não remove os agrotóxicos dos alimentos, serve apenas para remover “impurezas”, mas não o veneno em si.

Segundo o Dr. Lair Ribeiro, também nutrólogo, utilizando a tintura de iodo a 2%, os agrotóxicos são removidos dos alimentos. Deixo então essa preciosa dica, de como realizar tal procedimento:

Para cada 5ml de tintura de iodo a 2%, diluir em 1 litro de água por 1 hora.

Observações:

  • Deixe tampado – eu utilizo um prato –, isso garante que os alimentos fiquem submersos e, segundo o Dr. Lair Ribeiro, é interessante deixar em local escuro ou então tampar todo o recipiente, pois o iodo é sensível a luz e oxida rápido.
  • Lembre-se que utilizando o iodo não precisa utilizar o hipoclorito de sódio, pois o iodo além de retirar os agrotóxicos, também faz a higienização adequada.

A tintura de iodo é facilmente encontrada em qualquer farmácia.

Claro que o ideal é consumir apenas produtos orgânicos, porém ainda são muito caros. Lembrando que produtos sem agrotóxicos – me refiro a frutas, legumes e verduras –, não quer dizer que são orgânicos. Para ser considerado orgânico o solo também precisa ser enriquecido com os minerais adequados.