Consertando a pá quebrada de um ventilador de teto

12 de fevereiro de 2016

Existem pessoas que são um pouco desastradas, no meu caso acho que se alguém procurar a palavra “ desastrado” no dicionário, é provável que apareça “Tales Araujo Mendonça”.

Com esse calor, o ventilador de teto do meu quarto fica ligado quase 24h por dia, só desligo quando saio de casa. Pois bem, vou eu retirar uma caixa em cima do meu guarda-roupas, com o ventilador ligado e eis que a caixa pega em uma pá do ventilador e quebra quase no meio. Isso foi por volta de meia-noite e estava abafado, então tive que arrumar uma solução para dormir com o ventilador funcionando. Tive uma ideia e parece que deu muito certo, só precisei de um pouco de cola, uma régua, um lápis, linha 10, uma furadeira e uma chave de fenda pequena – utilizada para concertar relógios –, e por sorte eu tinha tudo isso aqui em casa.

Primeiro eu peguei a pá quebrada e marquei com a régua e o lápis, nas extremidades quebradas, uma distância de 1cm de cada ponto para realizar os furos. Depois eu peguei a chave de fenda, encaixei na furadeira e fiz alguns furos, como pode ser visto na imagem abaixo:
Pá do ventilador quebrada

Feitos os furos, peguei um cola (TEK Bond) e colei as partes da pá quebrada, em seguida eu literalmente costurei a pá com linha 10. O resultado pode ser conferido nas imagens abaixo:

Pá do ventilador costurada Pá do ventilador costurada Pá do ventilador costurada Pá do ventilador costurada

Já tem dois dias que o ventilador está ligado direto e sem nenhum problema, veja um vídeo que fiz: