Telecine Play e Linux, em plena (in)sintonia


Telecine PlayNão apenas com a chegada da crise, mas com intuito de cortar gastos desnecessários, resolvi cancelar a TV por assinatura, tenho TV, internet e telefone. Porém como sempre existe aquele último suspiro de oferecer planos mais baratos, optei por acrescentar os canais do Telecine com um simples intuito, poder assistir no computador – ligo meu computador na TV – smartfones e por ai vai, e também consegui um grande desconto, claro!

Com a assinatura do Telecine posso ter acesso ao Telecine Play e assistir ao filme que eu quiser, no horário que quiser, basta escolher e assistir, assim como no Netflix. Antes de adquirir o serviço, fui na página do Telecine Play e conferi se tinha suporte a Linux, e tinha! Então era só assinar e poder desfrutar dos filmes, nada de mais. Bom, não seria nada de mais se os filmes rodassem no Linux, para minha surpresa, não rodam! Testei em várias distribuições e simplesmente não roda. O que acontece é: quando se dá play, aparece uma propaganda – eu sei, foda! Você paga caro e ainda colocam propaganda – e logo em seguida a tela fica preta, nada mais acontece.

Entrei em contato com o suporte – um detalhe é que não existe suporte por telefone, só por e-mail – para tentar solucionar o problema.

 

Antes de prosseguir, veja a informação sobre Linux no site do Telecine Play:

Requisitos Telecine Play
Ou seja: “Sistema Operacional: Windows 7 ou superiores, Mac 10.10 ou superiores e Linux (alguma distribuição recente)”. Eu uso Manjaro e é bem recente, meu pai usa Ubuntu 14.04 LTS, minha mãe Deepin Linux. Essas são algumas distribuições em que eu testei, também cheguei a testar no Ubuntu 16.04, dentre outras e simplesmente não roda.

 

Troca de e-mails para tentar solucionar o problema

As vezes me pergunto se quem contrata pessoas para prestar suporte, sabe o que significa suporte técnico. Acredito que não!

Segue as trocas de e-mails com o “suporte técnico” do Telecine Play:

Eu:
“Qualquer vídeo que eu tento assistir, não carrega, mas se eu for arrastando a barrinha de tempo o filme vai passando. Testei no Firefox última versão e no Chrome ultima versão, ambos versão estável!”

Telecine:
“Olá, Tales.

Para ter acesso ao Telecine Play, você precisa ter em seu pacote os seis canais da Rede Telecine (TC Premium, TC Action, TC Touch, TC Fun, TC Pipoca e TC Cult).

Realizando testes com os filmes no Telecine Play notamos que os títulos não apresentam falhas na exibição. O erro apresentado em sua mensagem, pode estar relacionado com a sua conexão de internet ou arquivos temporários de seu computador. Portanto, para que a normalização dessa falha ocorra o mais rápido possível, pedimos que verifique os requisitos para a utilização do Telecine Play abaixo:

1. Velocidade de conexão com a internet de no mínimo 2MB (Recomendada 5MB)
2. Resolução da tela de seu computador de 1024 x 768 pixels (Verifique em: Painel de Controles > Ajustar a Resolução da Tela)
3. Internet Explorer 9.0 ou superior / Última versão do Mozilla Firefox / Última versão Google Chrome / Última versão do Safari
4. Última versão do Flash Player. (Para download acesse o link:https://get.adobe.com/br/flashplayer/)

Se o seu dispositivo atende a todos os requisitos acima e ainda assim você não consegue assistir aos filmes do Telecine Play, orientamos que siga o procedimento abaixo para limpeza de cookies e cache do seu computador.

Use as teclas de atalho abaixo do seu sistema operacional:
*Windows: Ctrl+Shift+Delete / Ctrl+Alt+E
*Mac: Cmd+Shift+Delete / Cmd+Option+E
*Linux: Ctrl+Shift+Delete

Siga as instruções relacionadas ao navegador que você está utilizando:

– Para o Internet Explorer: marque a opção “Arquivos de Internet temporários” e confirme clicando em “Excluir”.

– Para o Firefox: selecione “Tudo”, marque a opção “Cache” e confirme clicando “Limpar agora”.

– Para o Chrome: selecione “desde o começo”, marque a opção “Esvaziar o cache” e confirme clicando em “Limpar dados de navegação”.

– Para o Safari: confirme clicando em “Esvaziar”.

Em seguida, feche e abra novamente o navegador e faça um novo teste.

Caso o problema persista após você ter feito os procedimentos indicados, nos retorne o contato para que possamos verificar uma solução para o erro. Permanecemos à sua disposição no caso de outras dúvidas e/ou solicitações que você tenha sobre os nossos serviços.

Um abraço da equipe Telecine”

Eu:
“Não funciona! Eu cheguei a entrar no modo anônimo no Chrome, que não guarda cache, o vídeo nao abre, não reproduz.

No celular aparece a seguinte mensagem, EM ANEXO, quando tento assistir algo.

E sim, eu sou assinante do telecine.”

Telecine Play Android

Telecine:
“Olá, Tales.

Informamos que a largura de banda mínima necessária é de 2Mbps. Para uma melhor experiência, recomendamos uma largura de banda a partir de 5Mbps. Se a sua velocidade atende esses requisitos, mas, mesmo assim, está com dificuldades para assistir aos vídeos, sugerimos que feche qualquer programa que necessite de acesso constante à Internet (Exs.: programas de compartilhamento de arquivos e softwares de comunicação pela Internet) e que feche as demais sessões do seu navegador.

Referente ao seu smartphone, essa mensagem é exibida quando o aparelho foi submetido a um processo de desbloqueio não autorizado pelo fabricante (Root), e por medidas de segurança, o conteúdo do Telecine Play não pode ser reproduzido em dispositivos que passaram por tal processo.

Permanecemos à sua disposição no caso de outras dúvidas e/ou solicitações que você tenha sobre os nossos serviços.

Um abraço da equipe Telecine”

Eu:
“Minha internet é de 35 mega bits, o problema não é ela nem nenhum programa, eu tenho netifix e roda perfeito em resolução fullhd.

Meu smartphone é um Redmi 2 Pro e o root é liberado, acho que a Xiaomi é a única empresa que deixa liberar o root e não perde a garantia.

Você quer dizer que por eu ter liberado root do meu aparelho, para ter acesso a outros apps, não vai funcionar o telecine play?

E sobre o meu computador? Já testei em 2 notebooks e acontece o mesmo problema.”

Telecine:
“Oi, Tales.

Como o procedimento encaminhado no e-mail anterior não resolveu o problema, orientamos que faça uma nova tentativa ao carregar o filme utilizando outro navegador:

1) Google Chrome 10.0 ou superior.
2) Mozilla Firefox 3.6 ou superior.
3) Internet Explorer 7.0 ou superior.

Referente ao celular, esclarecemos que os disposivos com esse desbloqueio (Root), não têm acesso aos filmes do Telecine Play, por motivo de proteção e segurança de nosso conteúdo.

Permanecemos à sua disposição no caso de quaisquer outras dúvidas ou solicitações que você tenha sobre os nossos serviços.

Caso a dificuldade persista, por favor, retorne o contato.

Equipe Telecine”

Eu:
“Fiz um vídeo para mostrar o que está acontecendo…
Está em anexo!

Pedi para um amigo de outra cidade testar e acontece a mesma coisa, a tela fica preta e não roda.
Espero que possam encontrar uma solução, pois assinei telecine especificamente para assistir no computador e aplicativos na TV e não na programação junto a TV, caso não consiga solucionar, não tem problema, cancelo o serviço!

Eu sou analista de sistema e já trabalho na área de TI a mais de 20 anos, se eu puder ajudar em algo, estou à disposição!”

Telecine:
“Olá, Tales.

Como o problema com o carregamento dos filmes ainda persiste em seu computador, por favor, nos encaminhe os dados abaixo para que possamos fazer a verificação do caso:

Navegador (utilizado antes do procedimento):
Pacote da operadora:
Início do erro (aproximado):
Consegue utilizar em outras plataformas:
Marca/Modelo do Aparelho:
Sistema Operacional:

Assim que recebermos os seus dados, iremos analisar a falha para resolvermos o mais rápido possível este erro.

De qualquer modo, permanecemos à sua disposição pelo nosso Fale Conosco, caso você tenha outras dúvidas ou solicitações sobre os nossos serviços.

Um abraço da equipe Telecine”

Eu:
“Navegador (utilizado antes do procedimento): Chrome: Versão 49.0.2623.87 (64-bit), Firefox: 45
Pacote da operadora: Nao sei ao certo, acho que é superHD, mas tem o telecine.
Início do erro (aproximado): Tela fica preta, filme não carrega.
Consegue utilizar em outras plataformas: Como dito anteriormente, testei em um windows 7 e funcionou.
Marca/Modelo do Aparelho: Que aparelho? Meu Ultrabook? Se for é um Sansumg NP900X3B
Sistema Operacional: Manjaro Linux

Se quiserem ver o erro, é simples, tente rodar em qualquer Linux que verá o problema. Pelo que andei pesquisando, esse é um problema geral, veja isso: http://www.reclameaqui.com.br/13761682/telecine/nao-consigo-assistir-filmes-no-telecineplay-no-linux/

Então, como eu disse, o problema é com vocês, teste em algum Linux ai.

O mais interessante que os canais da globosat funcionam normal aqui, mas telecine não roda.”

Eu:
“De acordo com vocês, funciona no Linux, mas já chegaram a testar?

“Para que você possa aproveitar todas as funcionalidades e ter acesso ao conteúdo em vídeos do Globosat Play, recomendamos que você possua os seguintes softwares instalados em seu computador:
Adobe Flash Player versão 18 ou superior. O download da versão mais recente do Flash Player pode ser feito clicando aqui
Sistema Operacional: Windows 7 ou superiores, Mac 10.10 ou superiores e Linux (alguma distribuição recente)
Navegadores: Internet Explorer 11 e última versão do Firefox, Safari, Chrome e Edge””

Telecine:
“Olá, Tales.

Agradecemos o seu contato, recebemos todas as informações que te solicitamos no contato anterior e já as encaminhamos à nossa equipe técnica para a devida verificação da falha.

Assim que obtivermos uma resposta de sua solicitação, entraremos em contato com você para te informar sobre o parecer de seu caso.

De qualquer modo, permanecemos à sua disposição neste canal de comunicação, caso você tenha outras dúvidas ou solicitações sobre os nossos serviços.

Um abraço da equipe Telecine”

Eu:
“Olá,

Já faz 5 dias, gostaria de saber se analisaram e descobriram do porque não quer rodar em plataforma Linux?”

 

Esse último e-mail foi enviado no dia 23/3/2016 e até o momento não obtive mais nenhuma resposta.
Gostaria de saber a opinião de vocês, deixe nos comentários! Alguém mais está com o mesmo problema do que eu?

  • Marcelo Mendes

    Bom amigo, você não está sozinho. Eu tentei uns tempos atrás usar o TelecinePlay, mas tanto no Chrome como no Firefox recebo uma tela preta estática. Curioso que se você arrastar o mouse sobre a trilha você consegue adiantar ou retroceder, visualizando a miniatura da cena, mas é só. Mais curioso ainda, é que outros serviços como Globosat Play, Sportv Play e Premiere funcionam bem, já usei todos no PC, celular e tablet. A treta mesmo é com o Telecine Play. Ao ver esse post fiz uns testes rápidos aqui e nada mudou.

    • Concordo com você, o problema está ligado só ao Telecine, pois como você mesmo disse, o Globosat Play funciona numa boa!

      • Hierra

        Chegou a testar o flash redisponibilizado pela adobe? http://labs.adobe.com/downloads/flashplayer.html

        • Olá, não testei, mas acho que não vai fazer diferença, o chrome já tem a ultima versão do flash embutido nele. O problema é com eles, já foi relatado isso, mas vou testar assim mesmo, obrigado!

          • Hierra

            Parece idiota, mas pra mim em alguns sites no Firefox passou a funcionar melhor com essa versão do que com a que vem no chrome/chromium, não sei se é o caso, mas não custa tentar

          • Valeu pela dica, mas não rodou :/
            Eles não ligam muito pra isso, e depois reclama que o netflix está roubando mercado.

  • Wellington Oliveira dos Santos

    Eu não tenho o telecine play para testar, mas já tentou usar o pipelight? O site diz que o flash player deve ser versão 18 ou superior a do linux é 11, deve estar aí o problema, pelo menos no firefox, embora ele devesse rodar no chrome sem problemas. O pipelight instala a ultima versão do flash do windows, não é uma solução nativa, mas pode ser um quebra-galho e tem desempenho melhor que a versão do linux, embora eu ainda ache que eles devam repensar a forma de oferecer suporte, o acesso do usuário deveria ser simples, sem dor de cabeça e adaptações para poder fazer o serviço funcionar.
    https://www.edivaldobrito.com.br/pipelight-plugins-do-windows-no-linux/

    • kravmaga

      O problema é que o Flash no linux foi, na prática, descontinuado no Linux. Eles só fazem atualizações de segurança mas as novas versões não são mais disponibilizadas.

      Se o problema fosse mesmo por causa do Flash, deveria ter funcionado com o Google Chrome, que já traz um Flash embutido mais recente.

    • Sobre o pipelight, eu tenho instalado e o problema não é o Flash, testei e não funciona. O Chrome já tem o fhash embutido e não funciona. No Windows funciona com o Chrome, ou seja, o problema não está relacionado ao flash, mas a incompetência de quem disponibiliza um serviço sem testar.

  • Eric Leite Peruzzo

    Já me aconteceu algo semelhante em alguns sites que usam flash, também no manjaro. Solucionei trocando o flash pelo freshplayer, se quiser tentar, segue o comando:

    $ sudo pacman -Rnsc flashplugin && yaourt -S chromium-pepper-flash freshplayerplugin-git

    • Olá Eric, eu só uso ele 😉

      [talesam@neit ~]$ pacman -Q |grep freshplayer
      freshplayerplugin 0.3.4-2

      • Eric Leite Peruzzo

        Minha versão está diferente da tua, talvez pelo git.

        [eric@negativo ~]$ pacman -Q |grep freshplayer
        freshplayerplugin-git v0.3.4.r21.g7ba5f2d-1

        • Posso até tentar a versão do git, mss creio que não vai fazer muita diferença.

  • Thales Maia

    Tenho o mesmo problema em 4 máquinas linux, mas no meu note roda perfeito. Já tentei repetir as configurações sem sucesso. Estou disponível para testar o que for possível. Quero entender porque só funciona no note.

    • Olá,

      Qual sua distribuição? Se você me passar algumas configurações talvez eu descubro!

      • Thales Maia

        Linux Mint 17.2. Eu tinha vários plugins no firefox. Fiz uma instalação no virtualbox para recriar mas não rolou. Estou vendo se é o w32codecs

        • Provável que seja o pipelight. Mas parece que não está pegando mais… Veja se está com ele instalado e Silverlight ativo.

          • Thales Maia

            Esse que é a minha dúvida. Nunca o insalei. Tentei em outra máquina instalando e nada. Tenta o ubuntu-restricted-extra. Talvez uma versão velha do moonlight, mas muito pouco provável.

          • Eu não uso o ubuntu, mas assim que tiver um tempo vou pesquisar mais sobre isso. Sobre versão antiga do moonlight acho muito improvável. Obrigado mesmo assim!

          • Thales Maia

            Só pra completar, eu tenho certeza que tinha esses instalados: gnome-mplayer e gecko-mediaplayer. Se descobrir, posta ae que quero recriar a solução.

          • Thales Maia

            Alguma novidade? Troquei o hd e agora nada de telecine play…

          • Que eu saiba ainda não, são pessoas muito eficientes 🙂

          • Thales Maia

            Ok, consegui descobrir o problema e estou com o telecine play funcionando. Gostaria muito que você pudesse produzir um tutorial para as pessoas que precisam do serviço.

          • O que descobriu?

          • Thales Maia

            Use o flash 11 e o pacote hal1-flash. Se quiser detalhes das fontes, me mande um e-mail.

          • Pode detalhar aqui nos comentários mesmo que eu dou um jeito de colocar no texto.
            Eu só não posso testar mais, pois cancelei meus telecine.