Acessando a Caixa (banco) de qualquer distribuição Linux

12 de março de 2016

caixa

Muitos, que não utilizam Ubuntu 13 ou superior e Mint 15 ou superior, não estão conseguindo ter acesso ao banco da Caixa. Eu e o Bruno ficamos um tempo quebrando cabeça, mexendo no pacote do módulo, para portá-lo para o Manjaro, mas não obtivemos sucesso, parece que as modificações são feitas a nível binário e ai não temos acesso. Cheguei até a entrar em contato com a empresa que desenvolve o módulo de segurança para os bancos. Veja na íntegra a troca de e-mails:

Eu:
Já trabalho com Linux a mais de 20 anos. Recentemente os bancos estão adotando esse módulo de segurança que não há como saber o que existe, pois é um binário fechado. Apesar de não achar isso nada interessante, parece que é uma das formas de ter acesso ao banco através do computador, eu disse “uma das” pois encontrei outra forma sem precisar utilizar o módulo, porém, gostaria de saber se exite alguma especificação no binário para funcionar apenas em certo tipo de distribuição Linux, segundo a Caixa o suporte é dado ao Ubuntu 13 para frete e ao Linux Mint 17 para frente. O Ubuntu 13 ainda usa o Sysinit Upstart, porém agora já adotou o Systemd, como a maioria das distribuições. Eu cheguei a baixar o .DEB e verifiquei cada arquivo, vi que o sistema de iniciação está desatualizado e possui coisas desnecessárias no código, mas isso não vem ao caso! Estou tentando migrar o pacote de módulo para o Archlinux e derivados. Fiz a migração dos dados, criei o pacote, instala, carrega tudo sem problemas mas de alguma forma o binário do Warsaw não é executado. Fiz essa imensa introdução para saber se há uma especificação no binário que não deixa o módulo ser executado em outra distribuição Linux. Já estou a quase 2 semanas tentando resolver esse problema e cheguei a conclusão que o problema deve estar em nível de código binário e ai nada posso fazer. Ficarei muito grato por uma resposta!

Resposta da empresa GAS Tecnologia:
Prezado Francisco, bom dia.

​O Ubuntu e a versão MINT são os sistemas operacionais homologados pelas instituições financeiras, para realizar a instalação dos módulos de segurança da GAS Tecnologia, segue os requisitos. Os sistemas são homologados a partir da demanda dos sistemas operacionais.

Sistemas operacionais:
Linux Ubuntu – versão 13 ou superior (32 e 64 bits);
Linux Mint versão 15 ou superior (32 e 64 bits).

Navegadores:
Google Chrome versão 16 ou superior;
Mozilla Firefox versão 11 ou superior.

Instalação via terminal:
dpkg​ ​–i warsaw_instal.deb (comando de​ ​instalação do Warsaw)

​Desinstalação
​sudo dpkg​ ​-r warsaw

​Página de Diagnóstico:
http://gastecnologia.com.br:8080/diagnostico/index.jsp

Informamos que não podemos passar o que foi solicitado pelo senhor, por motivo de política de segurança.

Agradecemos o contato e qualquer dúvida estamos a disposição.

Maria Fernanda Sampaio | Analista de Atendimento Sênior
GAS – Global Antifraud Solutions | Diebold Inc.
Telefone: +55 61 3274-0034
www.gastecnologia.com

Um comentário sobre a resposta da GAS Tecnologia, a pessoa que respondeu esse e-mail deve ter usado uma droga bem louca, primeiro que não sei da onde tiraram sr Francisco – me chamo Tales, muito prazer –, segundo que eu só perguntei se tinha algo a nível binário, uma resposta SIM ou NÃO já seria suficiente para mim, ao invés disso mandaram um roteiro de como instalar o módulo de proteção. É compreensível como as pessoas no Brasil são analfabetas e não sabem interpretar um simples texto.

Voltando a questão do acesso a Caixa, procurei uma outra solução que é simples, porém bem funcional, testei, funcionou e mandei para o Bruno. Depois um outro amigo, Adriano, disse que estava com o mesmo problema, ele também usa o Manjaro, passei a solução para ele, que me agradeceu contente!

Esse método consiste em rodar um apk da Caixa versão tablet através de uma extensão do Google, é basicamente isso. Como eu já escrevi um artigo ensinando como rodar apps do Andoid no Linux, de maneira geral, vou deixar o link para que acessem e sigam os procedimentos que escrevi. A única dificuldade que devem encontrar é de baixar o apk da Caixa, algo que também explico com detalhes, mas quem quiser, pode baixar o apk diretamente aqui, com intuito de facilitar.

Acesso ao artigo: Apps Android direto do navegador Chrome, no Linux, Mac ou Windows para realizar os procedimentos.

Clique aqui para baixar o app da Caixa versão Android!

Observação: depois de instalado o app será aberto como qualquer aplicativo do Linux, deve estar disponível no menu de opções.