Suporte Acer, um atestado de incompetência

7 de março de 2013

No dia 30/4/2012 adquiri um Ultrabook Acer modelo S3-951 – cheguei até a escrever uma matéria sobre esse equipamento rodando a distribuição Linux Sabayon. Esse Ultrabook possui um disco SATA de 320GB e um “disco” SSD de 20GB. No dia 27/1/2013 o SSD, aonde eu tinha instalado o meu sistema root (Linux), parou de funcionar. Como o equipamento ainda está na garantia, entrei em contato com o suporte (0800 721 2237) da Acer e relatei o ocorrido. Também pedi para verificar um possível super aquecimento no lado superior esquerdo, que é aonde encontra-se a CPU e também fica próxima a bateria. Pedi que verificasse se a bateria estava OK.

O Suporte, atendente, da Acer enviou-me um e-mail com alguns anexos, os quais eu deveria imprimir, preencher e enviar junto com o equipamento através do correio (custos a serviço da Acer). Fiz todo o procedimento, além de ter informado o problema por telefone, também preenchi o que tinha ocorrido, de forma detalhada.

Hoje, dia 6/2/2013 o equipamento, Ultrabook, chegou a mim. Abri a caixa e comecei a ler o relatório sobre o que foi feito. Transcrevo abaixo o que eu havia informado e o que eles responderam:

Tales: “O “disco” SSD parou de funcionar. Verificar também super aquecimento no lado esquerdo e conferir se a bateria está OK”.

Acer: “equipamento analisado e constatado que o sistema está corrompido. Efetuado recovery do sistema. Testes dos dispositivos ok”.

O que a Acer fez foi instalar o Windows no HD SATA de 320GB e ignorar o SSD que não estava funcionando. Para um usuário leigo, que utiliza Windows, ia passar despercebido, pois o cliente teria o seu equipamento de volta funcionando “corretamente”, porém apenas o HD Sata está funcionando, o dispositivo de armazenamento SSD continua não sendo reconhecido pelo sistema, nem mesmo na BIOS.

Realmente eu não sei, mas o que consta pra mim é que o suporte da Acer possui um certificado estampado na testa de incompetência.

Deixo aqui a explicação para a equipe de suporte da Acer que não sabe o que significa um dispositivo de armazenamento SSD:

“SSD (sigla do inglês solid-state drive) ou unidade de estado sólido é um tipo de dispositivo sem partes móveis para armazenamento não volátil de dados digitais. Tipicamente, são construídos em torno de um circuito integrado semicondutor[1], o qual é responsável pelo armazenamento, diferentemente, portanto, dos sistemas magnéticos (como os HDs e fitas LTO) ou óticos (discos como CDs e DVDs).

Caso a equipe da Acer queira saber o que é um “disco” SSD, podem dar uma olhada nessa matéria aqui, e caso não saibam ler, não se preocupe, a matéria possui vídeos demostrativos.

Foi engraçado o primeiro contado que tive com o suporte, por telefone, da Acer, quando eu disse que o SSD tinha parado de funcionar, e a pessoa com a qual eu conversava, achava que era um cartão de câmera digital que eu tinha colocado e não estava funcionando, ai eu tive que explicar para o SUPORTE que não, eu estava me referindo a unidade de armazenamento SSD de 20GB que vem integrado no Ultrabook. Mas mesmo assim acho que suporte não entendeu. Fazer o que né? Boa vontade eu tive para tentar explicar.

Segue abaixo os documentos os quais enviei e recebi:

ordem-servico-acer01

ordem-servico-acer02

ordem-servico-acer03