Compartilhando o seu 3G no Linux em 2 passos

16 de março de 2013

Essa simples dica pode ser feita em qualquer distribuição Linux, mas utilizei o Ubuntu que usa o NetworkManager para gerenciar suas conexões e é o jeito mais simples que tem para realizar tal procedimento.

O que estou propondo é utilizar a conexão que é recebida de um modem 3G, ser compartilhada com outros computadores que estão ao seu redor, localmente. Essa simples dica irá transformar o computador que está com modem 3G “virar um roteador”, para que assim os computadores a sua volta possam se conectar a esse que está com o modem 3G. È basicamente o que os smartphones com sistema operacional Android – dentre outros – fazem, quando se ativa o 3G e o roteador do celular.

Como exemplo estarei utilizando o Ubuntu, então comece clicando no ícone de rede localizado no canto superior direito – Se você estiver utilizando um modem 3G, o ícone de rede será outro, mas o procedimento a ser realizado é o mesmo – e escolha a opção Criar nova rede sem fio.

Criar nova rede sem fio

Criar nova rede sem fio

Na janela que irá se abrir, digite apenas o Nome da rede, esse é o nome que irá aparecer na rede sem fio dos computadores que estão a sua volta. Não há necessidade de se criar uma senha, mas se quiser, crie uma e passe para as pessoas que estão a sua volta e assim possam utilizar a conexão que está em sua máquina.

Nome da rede sem fio

Nome da rede sem fio

Clique no botão Criar e pronto! Note que essa nova rede criada irá se conectar instantaneamente em sua máquina e após isso já estará disponível para que outras pessoas ao seu redor possam conectar a sua máquina e utilizar sua conexão.

Conexão estabelecida

Conexão estabelecida