Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Mais resultados...

Essa simples dica pode ser feita em qualquer distribuição Linux, mas utilizei o Ubuntu que usa o NetworkManager para gerenciar suas conexões e é o jeito mais simples que tem para realizar tal procedimento.

O que estou propondo é utilizar a conexão que é recebida de um modem 3G, ser compartilhada com outros computadores que estão ao seu redor, localmente. Essa simples dica irá transformar o computador que está com modem 3G “virar um roteador”, para que assim os computadores a sua volta possam se conectar a esse que está com o modem 3G. È basicamente o que os smartphones com sistema operacional Android – dentre outros – fazem, quando se ativa o 3G e o roteador do celular.

Como exemplo estarei utilizando o Ubuntu, então comece clicando no ícone de rede localizado no canto superior direito – Se você estiver utilizando um modem 3G, o ícone de rede será outro, mas o procedimento a ser realizado é o mesmo – e escolha a opção Criar nova rede sem fio.

Criar nova rede sem fio

Criar nova rede sem fio

Na janela que irá se abrir, digite apenas o Nome da rede, esse é o nome que irá aparecer na rede sem fio dos computadores que estão a sua volta. Não há necessidade de se criar uma senha, mas se quiser, crie uma e passe para as pessoas que estão a sua volta e assim possam utilizar a conexão que está em sua máquina.

Nome da rede sem fio

Nome da rede sem fio

Clique no botão Criar e pronto! Note que essa nova rede criada irá se conectar instantaneamente em sua máquina e após isso já estará disponível para que outras pessoas ao seu redor possam conectar a sua máquina e utilizar sua conexão.

Conexão estabelecida

Conexão estabelecida