Uma coisa que me sempre me irritava é ter que diminuir o brilho da tela do meu ultrabook sempre que eu o ligava. Diminuía o brilho da tela, que sempre estava carregava no máximo, e quando desligava ou resetava o computador, lá estava o brilho no máximo novamente.
Existe um aplicativo chamado xbacklight que serve justamente para ajustar o brilho da tela. É esse programa que será utilizado para realizar tal ajuste definitivo, que será carregada configuração quando o sistema for iniciado.
Obs.: É muito provável que o xbacklight não esteja instalado em sua distribuição Linux, então instale antes de continuar.
No Ubuntu e afins você pode instalar com um:
sudo apt-get install xbacklight
Como eu disse, essa é uma dica bem simples e se presa apenas em definir um valor, em porcentagem, estático para o brilho da tela – eu uso a 30%, pois o brilho do meu ultrabook é muito intenso e chega a incomodar. Teste um valor adequado com o seguinte comando no terminal:
xbacklight -set 30
Sendo o 30 equivalentes a 30% de brilho.
Depois de encontrar um valor adequado, altere o valor no conteúdo abaixo e salve o arquivo no seguinte diretório: /$USER/.config/autostart/brilho-tela.desktop
Obs.: Válido para ambiente com a mesma estrutura do Gnome, como o Unity e XFCE, Cinnamon, MATE, que carregam arquivos no /$USER/.config/autostart/.
Conteúdo:
[Desktop Entry] Type=Application Exec=xbacklight -set 30 Hidden=false NoDisplay=false X-GNOME-Autostart-enabled=true Name[pt_BR]=Brilho da tela Name=Brilho da tela Comment[pt_BR]=Ajusta o brilho da tela Comment=Ajusta o brilho da tela
Baixe aqui o arquivo!