Editando o conteúdo de uma página online localmente

23 de dezembro de 2013

Algo muito útil que também pode ser, de certa forma, divertido, é uma extensão que possibilita você realizar alterações diretamente no site, tornando toda a página editável. Use sua imaginação para brincar, se divertir com os amigos ou mesmo resolver pendências sérias. Há também um código em JavaScript que realiza o mesmo procedimento, porém sem a necessidade da extensão.

Você pode, por exemplo, fazer uma edição rápida diretamente no site e logo em seguida imprimir o seu conteúdo, ou mesmo entrar no site da caixa econômica e alterar os números da megassena para os que você jogou e mostrar para sua família e amigos que os números do cartão correspondem com os do site. Lembrando que a alteração é feita apenas no cliente, o servidor continua intacto, é apenas uma alteração local.

Para o navegador Chrome exite uma extensão (PageEdit) bem simples, basta instalar, clicar no botão de editar – é representado por uma folhinha branca que ficará localizada no canto superior direito após ser instalada – e logo em seguida alterar o conteúdo da página.
Cliquei uma vez para entrar no modo de edição e outra vez para sair do modo de edição.

Clique aqui para instalar a extensão.

Veja um exemplo abaixo:

Alteração do Dicionário

A outra possibilidade é utilizar diretamente o código em JavaScript, sem a necessidade de usar extensões.

No navegador Chrome tecle <Shift>+<Ctrl>+<j>, na tela que se abri, acesse a aba Console, cole o código e tecle . Nesse momento você será capaz de editar todo o conteúdo da página que estiver aberto. Basta teclar <F5> para que o conteúdo retorne ao seu formato original.

Código:

javascript:document.body.contentEditable = !document.body.isContentEditable; void(0);

Veja o exemplo abaixo:

Alteração site da Caixa Econômica

Dica de Bruno Gonçalves.