Tablet Breeze AOC 8”: Uma farsa para o consumidor

28 de julho de 2014

No dia 13/6/2014 comprei, para dar de presente ao meu pai, um tablet AOC Breeze de 8”. Apesar do produto ser simples, ele apresenta uma especificação desejada para o objetivo final da compra, que é a transmissão da imagem e som para um televisor. De acordo com as especificações técnicas, o produto consegue transmitir sua imagem para a TV, utilizando uma porta HDMI, em uma resolução de até 1080p – correspondente a uma definição em FullHD.

Após a chegada do tablet, tirei-o da caixa e logo fui testando suas opções e principalmente a transmissão de imagem para uma TV de alta definição. Já no início não gostei do que vi, reparei que a imagem exibida na TV era uma cópia fiel da imagem que estava no tablet. Quando digo fiel, refiro-me a resolução, pois o tablet conta com uma resolução em tela de 1024×720 e não em 1024×768 – comprovei tal resolução instalando alguns apps que exibiram a real resolução do aparelho – como dito nas especificações. Nessas condições, a imagem que é transmitida para a TV de alta definição é exatamente em 1024×720, o que está longe de ser HD ou FullHD. O que acontece é que o tablet espelha a sua imagem, sua resolução, para o televisor, e para a imagem caber em todo o televisor ela é esticada, gerando uma imagem distorcida.

Anteriormente achei que o problema poderia ser do meu cabo ou até da minha TV, mas cheguei a testar em três televisores distintos com dois cabos distintos, a imagem era sempre a mesma.

O sistema operacional que vem acompanhado do tablet é o Android em sua versão 4.1. O sistema apresenta uma opção a mais chamada HDMI, em suas configurações, a qual é possível configurar a resolução de saída (até 1920x1080p) e o zoom da tela.

Inicialmente o que eu fiz foi colocar uma reclamação no site do Reclame aqui, a qual pode ser acessada através deste link.

Depois que postei a reclamação no site, entraram em contato comigo por e-mail. Reparei que quem entrou em contato foi uma representante do departamento de pós-venda chamada Carolina Gutierrez. Até ai tudo bem! O problema que ela parece não entender sobre o tal acontecimento e pelo que percebo, está fazendo uma intermediação dos meus e-mails com o “pessoal especializado da área técnica”. Coloquei entre aspas pois, de especializado parecem nada ter. O único objetivo que eu vejo é de tentarem me enrolar. O problema que eu não sou um simples usuário de computador e tenho um certo conhecimento na área técnica, mesmo porquê já trabalhei muito com essa parte, tanto de montagem, configuração e desenvolvimento, mas ainda insistem em tentar me enrolar.

O problema foi detectador por mim desde o começo, relatei qual era e nenhuma solução foi ofertada. É como se eu tivesse falando sobre pastel e eles de videocassete, tudo a ver, não!?!

Segue agora informações sobre a minha conversa com a Carolina por e-mail:

(30/6/2014) Carolina Gutierrez: “Boa tarde Tales,

Recebemos sua reclamação e encaminhamos para nosso departamento técnico para que seja analisado. Assim que tiver alguma posição retornarei

(1/7/2014) Carolina Gutierrez: “Tales, boa noite!

Realizado teste e o aparelho funciona normalmente, você deve ir em configurações=>HDMI e verificar a resolução que se encontra, abaixo segue os prints e fotos do televisor mostrando que está em 1080p.

Configurações Tablet AOC

Resoluções tablet/TV AOC

Zoom Tablet AOC

Qualquer dúvida, estou a disposição.

(2/7/2014) Eu: “Até amanhã vou testar uma outra coisa e te retorno! Vou procurar um app que mostre a resolução verdadeira em ambas as telas, pois até aonde eu vi a imagem é espelhada e a tela estaria em 4:3 e não 16:9 ou 16:10 na TV. O tablet tem resolução de 1024×720 e no caso a TV tem que aparecer FullHD (1920×1080) ou HD(1280×720).

(3/7/2014) Carolina Gutierrez: “OK Tales,

Sigo a disposição.

(9/7/2014) Eu: “Olá, meu pai acabou de chegar de viagem hoje e trouxe o tablet, eu acabei de testá-lo… Ele não envia a imagem em HD ou FULL HD, como é descrito, ele apenas espelha a resolução para a TV que é de 1024×720.
Eu fiz o seguinte, criei um quadrado – quatro lados iguais – em um programa vetorial, enviei para o email e abri. No tablet, você pode ver que a imagem é normal e na TV a imagem é distorcida. Eu usei um programa para testar a resolução e é a que eu indiquei. Verifiquei também que quando troco a resolução HDMI no tablet e aparece na TV, não é a mesma resolução, verifiquei isso pois, peguei uma TV apenas HD, coloquei a saída do tablet para FullHD, 1080p, e a TV que é HD, apareceu 1080P o que é impossível. Então, o número exibido na TV não é compatível ou o mesmo com a resolução. Como eu disse, a resolução exibida na TV é espelhada do tablet, uma resolução muito baixa de 1024×720.

Agora gostaria de saber como vai arrumar esse problema? Já que a imagem é espelhada, então se a resolução do tablet fosse em HD, a TV receberia HD, mas a resolução do tablet é 1024×720, o que equivale a uma dela 4:3.

Se tiver algum outro tablet que possua ao menos uma tela HD, mas que seja com um hardware compatível e não seja menor que 8″, eu aceito trocar o equipamento, fora isso eu gostaria que o aparelho funcionasse como especificado. A compra do mesmo se deu basicamente para transferir a imagem para a TV e a imagem é inutilizável.

Caso queira, posso criar vídeos mostrando todo o processo, também posso mostrar a imagem do meu Ultrabook Samguns Series 9 com a imagem em HD e FULLHD em minha TV e poderá notar a diferença.

Aguardo retorno.

Imagem no tablet:

Email Tablet

Imagem na TV:

Email TV

(9/7/2014) Eu: “Esqueci de dizer, segundo meu pai – usa o tablet apenas para coisas simples: email, filmes, fotos,.. – o tablet tem apresentado constantes travamentos.

(10/7/2014) Eu: “Envio mais problemas que notei agora, veja as imagens a seguir.. tento atualizar um aplicativo que, já vem no tablet, para uma versão mais nova, mas ocorre um erro dizendo que o espaço é insuficiente, porém, o aplicativo possui cerca de 15MB e existe mais de 100MB disponíveis na memória interna do aparelho.

Erro atualização app

Armazenamento Tablet

(11/7/2014) Eu: “O carregador do tablet acabou de dar problema e parou de funcionar. Vou aguardar apenas até hoje, caso não entre em contato comigo, vou reportar tudo no reclame aqui e em meu blog talesam.org.

Aguardo o contato!

(11/7/2014) Carolina Gutierrez: “Tales, boa tarde!

Direcionei o caso novamente para nosso suporte técnico para que nos ajude com estas informações, Ok ?

Assim que tiver um retorno lhe informo.

(11/7/2014) Eu: “Ok, fico no aguardo!

(11/7/2014) Carolina Gutierrez: “Tales,

Por gentileza, nos envie fotos conforme abaixo para análise de nossa engenharia.

(São as mesmas imagens do dia 1/7/2014, são as três primeiras imagens desta página)

(11/7/2014) Eu: “Meu pai foi embora hoje com o tablet, assim que chegar na casa dele peço para tirar as fotos e me enviar, mas já adianto que com bases nessas fotos nada pode ser comprovado.
Vou fazer um teste melhor, meu pai tem duas TVs, uma FullHD e uma HD, vou pedir para ele conectar na HD e deixar a configuração para FullHD no tablet, o indicativo da TV será FullHD – imagem indicativa – o que é algo falso e não prova nada.
O correto seria realizar testes com o root liberado, mas se eu fizer isso perco a garantia do aparelho.
Ou o tablet está com defeito, ou se não estiver o envio da imagem em HD e FullHD é uma enganação.
Existe o firmware no site da AOC para o aparelho, vou baixar e da uma estudada no código fonte da transmissão do HDMI.

(11/7/2014) Eu: “Uma observação. A imagem do tablet é de 4:3 (1024×720), a área visível é uma; em HD (1080×720) a área visível é maior; em FullHD (1920×1080) a área visível é ainda maior. Como pode-se ver aqui.

Então, se no tablet a área visível é um quadrado (4:3), praticamente, com uma área visível. Na TV, caso esteja em HD (16:9), por exemplo, a área visível não pode ser a mesma do tablet, tem que ser maior, o que não acontece. O que acontece, como explicado, é que a imagem do tablet é ESPELHADA na TV, então nunca vai ter uma imagem HD ou FullHD transmitida, será uma imagem 1024×720 ESPELHADA e esticada para caber em toda TV.

(13/7/2014) Eu: “Carolina,

Mesmo achando desnecessário as imagens que me pediu, as tirei e seguem em anexo. Além disso para provar que a imagem na TV não está em HD ou FullHD, e sim está a imagem do tablet (resolução 1024×720) ESTICADA, para caber na tela da TV, então fiz o seguinte: Peguei um filme em FULLHD, ou seja, com resolução de 1920×1080 e reproduzi no tablet, você vai notar que além da imagem está esticada, ficam bordas pretas em cima e em baixo da imagem do filme, mas isso não deveria acontecer caso a resolução da TV – que foi transmitida pelo tablet – estivesse em FullHD, pois a resolução é exatamente a mesma do filme 1920×1080, e isso não acontece.

Resolução Tablet TV

Zoom HDMI

Resoluções tablet/TV

Repare agora nas imagens a seguir, é de um filme em reprodução no tablet, mas exibido na TV através do cabo HDMI. O filme está exatamente com a resolução de 1920×1080 que é a resolução de 1080p, mesma da TV, EXATAMENTE. Repare as bordas prestas em cima e em baixo da tela, o que não deve existir pois a resolução teoricamente deveria ser a mesma. Repare também que a imagem está esticada. Pude provar isso em outro email o qual enviei um quadrado lilas, o qual no tablet estava normal e na TV distorcido.

Resolução filme

Filme Reprodução

Filme reprodução

(17/7/2014) Eu: “Carolina, enviei as imagens que me pediu a quase uma semana e até algumas imagens a mais para provar que ”a coisa” não está funcionando como deveria. Para não ter mais dúvidas eu fiz uma “outra coisa”!!

Criei uma imagem com tamanho de 1024×720 – resolução do tablet. A imagem é branca com uma bola lilas no centro. Repare a imagem e tire suas próprias conclusões… Acha mesmo que a resolução que o tablet está jogando para a TV é de FullHD? Eu já lhes digo: não é, é uma resolução de 1024×720 ESTICADA. Como eu já disse em vários outros emails. Olhe a bola no tablet e a bola na TV, na TV está OVAL, porque o tablet espelhou a sua imagem, e não a transmitiu em HD ou FULLHD.

Como tinha dito antes, eu só quero o equipamento funcionando como deveria, então vou te dar duas sugestões: Vocês podem trocar o meu aparelho por um que transmita, ao menos, em HD, ou então vocês removam do software a opção de envio e transmissão em até 1080p do tablet. Se for fazer a segunda opção, vai contra o produto que eu comprei e eu ainda quero um que funcione como o especificado. Está até especificado no site, estou a enviar-te uma imagem sobre.

(…)

Segue em anexo as imagem…

Tablet/TV

Tablet/TV

Informações Tablet