Sincronizando o áudio de um vídeo com Avidemux

18 de setembro de 2013

Esses dias me deparei com um problema um pouco chato. Fui assistir um vídeo dublado e o áudio estava dessincronizado com a fala do personagem, que chaga a ser algo medonho, parecendo dublagem de novela mexicana. A minha preferência por filmes dublados se dá por eu ser disléxico – para quem não sabe e quiser saber o que é isso, dá uma googlada!.

A meu ver o áudio estava cerca de 1 segundo adiantado, ou seja, eu teria que encontrar um programa que atrasasse o áudio cerca de 1 segundo. Como já conheço e brinco um pouco com o Avidemux, sei de alguns recursos dele e esse é um deles, muito útil e simples por sinal.

Como eu disse, a olho nu parecia estar adiantado 1 segundo, mas com testes até chegar à “perfeição”, concluí que o áudio estava 700 milissegundos adiantado.

Lembrando que:

A configuração se dá em milissegundos. Então, 1 segundo = 1000 milissegundos.

Caso o áudio venha antes da fala, então você usará um valor positivo – não é preciso colocar sinal para esse caso – para atrasar o áudio. Por exemplo, atrasar o áudio em 2 segundos = 2000 (milissegundos).

Caso o áudio venha depois da fala, então você usará um valor negativo para adiantar o áudio. Por exemplo, adiantar o áudio em 3 segundos = -3000 (milissegundos).

Repare que o valor é inversamente proporcional, pois para adiantar o áudio, usa-se um valor negativo e para atrasar o áudio, usa-se um valor positivo.

Vamos a prática!

Abra o Avidemux, em seguida clique no botão Abrir (Pastinha) e escolha o vídeo que usará para sincronizar o áudio.

*Obs.: Alguns vídeos apresentam mensagens após abrir o arquivo de vídeo. Pode-se aceitar o padrão para a maioria dos formatos de vídeos que são abertos.

Sincronia do áudio de um vídeo com Avidemux

Sincronia do áudio de um vídeo com Avidemux

Após o vídeo aberto, atente-se para o menu do lado esquerdo. A única opção que será utilizada é a Shift – marque essa opção para fazer as configurações de sincronia do áudio. Basta colocar o valor que lhe agrada e em seguida clicar na opção Salvar do menu.

*Obs.: Repare que a imagem acima está com a opção de áudio como AAC (Faac) e formato em MP4. Caso queira converter um vídeo para MP4, basta deixar essas opções assim e quando for salvar o arquivo, coloca a extensão .mp4.

 

8 Comentários

  1. carlos

    sempre falhei ao tentar resolver problema de assincronia, mas consegui evitá-lo usando o ogmrip

    vou usar um vídeo dessincronizado aqui para ver se realmente funciona.

    Responder
  2. gerson

    Se quiser alterar o contâiner (avi, mp4) para mkv, utilize o mkvmerge. Há essa opção para toda e qualquer trilha, seja de vídeo, áudios (para o caso de áudio dual – dublado e original), legendas (português ou outra qualquer). Use o mkvmergegui. Certa vez consegui colocar um áudio em 23,96 num vídeo de 25 fps e também dar um offset para sincronizar o áudio. Bastou criar um arquivo texto com os “timecode” para a trilha com uma opção do tipo (make 25), e depois sincronizar o áudio, se estiver dessincronizado.

    Responder
  3. Alex Sandro Silvestre

    Eu sei que o pessoal ta instalando isso ai, mas está faltando dependencias modulos.
    Sendo assim use isso e pronto procure no Dash

    sudo add-apt-repository ppa:rebuntu16/avidemux+unofficial
    sudo apt-get update
    sudo apt-get install avidemux2.6-gtk avidemux2.6-qt4

    Responder
  4. João

    Bem, e como inserir um áudio em um vídeo qualquer??

    Responder
    • Tales A. Mendonça

      Existem dezenas de formas de se fazer isso, eu uso o kdenline 😉

      Responder
      • João

        Ótimo… Mas você saberia indicar um tutorial para isso. É algo bem simples, faço pedaladas de fim de semana, faço vídeos desses passeios e agora quero edita-los e colocar uma música legal pra fazer uma campanha pra parentes, amigos e familiares.

        Responder

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.