#UniaoLivre – Um novo caminho para as distribuições nacionais

22 de março de 2012

O objetivo desse projeto é descontinuar as atuais distribuições Linux do Brasil.

Há uma série de pequenas distribuições que estão cada vez menos relevantes e são mantidas por equipes reduzidas.

Dessa forma, pedimos ajuda a todos os usuários, desenvolvedores e interessados no desenvolvimento do Software Livre, para que divulguem essa ideia e deixem claro, principalmente, para os mantenedores dessas pequenas distribuições, que sem união não existe força para disponibilizar sistemas realmente bons e eficientes.

Utilizem seus blogs, redes sociais, fóruns e o que mais acharem pertinente para que essa ideia se espalhe. Para criarmos um debate para aproveitar o trabalho criativo de diversos desenvolvedores em prol de uma só ideia: Melhorar o desenvolvimento de Software Livre no Brasil.

Lembre de assinar o abaixo-assinado e informar se acha que junto ao fim das distribuições nacionais atuais, deve-se criar uma distribuição nacional unificada ou se devemos apenas apoiar o uso de distribuições internacionais.

Inicialmente, sugiro a criação de uma fundação responsável por realizar o projeto para hospedar e facilitar a manutenção de aplicativos desenvolvidos pelos envolvidos. Cada pequena distribuição costuma ter algum diferencial, devemos trabalhar para compatibilizar esse diferencial com as grandes distribuições, mantendo repositórios atualizados com os nossos diferenciais.

Uma fundação para gerir o projeto é importante para que não seja como as distribuições atuais, onde o poder concentra-se nas mãos de um único responsável, tornando o processo de desenvolvimento nada democrático e com pouca eficiência.

Fonte: http://uniaolivre.com/