CUIDADO: a Microsoft está lhe manipulando! Heil Hitler, Heil Gates!

25 de setembro de 2011

Texto retirado do site #Seja Livre!

Não é de hoje que a Microsoft conspira por debaixo dos panos contra seus concorrentes e até contra seus próprios clientes. São inúmeros os fatos e casos de conspiração empresarial, cartel, corporativismo exacerbado e tramoias que permeiam a história da empresa. Fatos que até viraram livro (Fogo no Vale: por trás do PC, de  Paul Freiberger e Michael Swaine) e filme (Piratas do Vale do Silício – 1999).

Na última semana, veiculou na internet a notícia de que “o sistema de boot (Secure Boot – UEFI) do Windows 8 iria bloquear o uso de outro SO na máquina”. O primeiro a se levantar contra a ideia foi Matthew Garrett da Red Hat, no dia 21/09, em um post no seu blog. Vários sites e blogs de tecnologia e do universo Software Livre, inclusive o Seja Livre, publicaram a matéria de Garret, alertando a possível tentativa da Microsoft de se tornar dona de vez dos PCs ao redor do mundo. Porém, não é sobre isso que quero falar, até porque o próprio Steven Sinofsky, um dos Engenheiros por trás do Windows 8, publicou uma matéria em um blog da Microsoft no dia 22/09 explicando o que “realmente” é o Secure Boot e o protocolo UEFI, que substituiria a conhecida BIOS, “deixando claro” que: “nós projetamos o firmware para permitir que o cliente possa desativar a inicialização segura. No entanto, isto será por sua conta e risco.”

O que quero abordar é a forma com que a Microsoft manipula seus clientes, seus fornecedores e principalmente: as notícias veiculadas na mídia.

Sobre a manipulação de seus clientes, creio que não precisamos nem explicar. Como um sistema operacional que existe desde 1981 (início de seu desenvolvimento, porém só foi considerado um SO à partir de agosto de 1993, com o Windos NT) e até agora usa praticamente a mesma política de segurança que facilita a infecção e proliferação de vírus e de códigos maliciosos?

Sobre a manipulação de seus fornecedores, ou seja, das empresas de hardware que instalam os produtos Microsoft nas máquinas para serem comercializadas, quero ressaltar o seguinte: no post de Steven Sinofsky, logo após ele ter dito que o cliente “terá o poder de habilitar/desabilitar” o Secure Boot, ele expôs a real intensão da Microsoft por detrás disto: “as OEMs (clique aqui e saiba o que é OEM) são livres para escolher a forma de ativar este suporte e podem personalizar ainda mais os parâmetros, como descrito acima, em um esforço para entregar propostas de valor exclusivo para seus clientes. O Wndows apenas fez um trabalho para prestar um apoio de um grande SO para um cenário que muitos acreditam que irá ser valioso para os consumidores e clientes corporativos.”

Que montadora de PC não irá querer vender seu hardware com o Windows 8? Todos sabemos que em vários cantos do mundo existem pessoas que deixam de comprar um computador, seja ele qual for, por não vir com Windows de fábrica. Devido a tramoias e jogadas de marketing desde o início da história do Windows, ele se tornou o sistema operacional mais usado no mundo. É muito fácil pro engenheiro Steven Sinofsky dizer pro mundo (principalmente pras comunidades de usuários e desenvolvedores de outros sistemas operacionais) não se preocuparem com o Secure Boot, pois “poderá ser desabilitado”, quando ele próprio deixa claro que as montadoras de PC poderão “personalizar” a tecnologia. Está claro que, para a Microsoft liberar sua versão de Windows para a empresa X, ela terá que se comprometer a dificultar ou até impedir que o usuário que comprar seu equipamento, não instale outro SO na máquina, no intuito de entregar propostas de valor exclusivo para seus clientes.

Sobre a manipulação das notícias veiculadas na mídia (o ponto mais preocupante da matéria), vamos fazer uma rápida recapitulação de fatos:

– No dia 25 de julho de 2011, durante o início da comemoração dos 20 anos do Linux, a Microsoft lança um vídeoparabenizando o aniversário do Linux, demonstrado respeito pelo SO (na mesma época é lembrado que desenvolvedores da Microsoft ajudaram no projeto de criação do kernel linux 3.0).

– Dia 15 de agosto de 2011, após lançar seu relatório anual de concorrentes, a Microsoft retira a menção ao Linux e ao Software Livre como concorrentes do Windows. Começou o efeito barata: morde e assopra.

Enquanto isso, na mídia nacional…

– Dia 1 de agosto de 2001, o site TecMundo publica uma matéria sobre “10 coisas que não existiriam se não fosse o Linux“, e ressalta no final da matéria: “Se você ainda procurava motivos para se tornar fã de software livre e do Linux,um dos maiores expoentes desse campo da tecnologia, aí estão mais dez”.

– No dia 19 de setembro de 2011, antes do mundo saber sobre o Secure Boot, o mesmo site (tecmundo),que é subsidiário do Baixaki e pertence ao Grupo Terra Networks (dono do portal Terra), publicou uma matéria com um título bem contradizente ao anterior. “Por que o Linux como você conhece hoje vai desaparecer?“. Durante o artigo, o autor, que pelo visto não sabe nada sobre o Linux, pois tentou afirmar que o “Linux vai virar Ubuntu”, se contradiz muito com citações do tipo: “O que está acontecendo? O Linux está morrendo? O Linux vai virar o Ubuntu (ou o contrário)? Não é bem assim, minha gente. O Linux está morrendo sim, mas apenas como nós o conhecemos.” e “No entanto, a forma com que o Linux está sendo usado está mudando. O que está morrendo é a forma de distribuição do sistema. Em breve, teremos centenas de milhares de dispositivos rodando esse maravilhoso software livre sem que seus usuários saibam que o estão fazendo.”
Cabe ressaltar que o autor do artigo se baseou em uma matéria de um site americano que relata sobre a procura pelas distribuições Linux nos mecanismos de busca do Google. Em nenhum momento o autor da matéria original disse que o Linux deixará de existir, e sim comentou sobre o aumento da procura por novas distribuições como Ubuntu e a diminuição da procura por distribuições mais antigas como Debian e Slackware. Vamos continuar pois não para por aí.

– No dia 21 de setembro de 2011, o tecmundo finalmente publica a matéria sobre o Secure Boot do Windows 8.

– IMPORTANTE: dia 22 de setembro de 2011Steven Sinofsky publica sua “explicação” sobre o Secure Boot em um blog da Microsoft. A matéria foi publicada em diversos sites do Brasil como techtudo do globo.com e olhardigital do UOL, e blogs, como foi o caso do Seja LivreEsta matéria não foi publicada no tecmundo.

– Ainda no dia 22 de setembro de 2011, o tecmundo publica uma piada: “Por que o Windows 8 será o sistema mais seguro já feito“. O autor da matéria, que demonstrou total falta de informação do assunto e inclusive deixa claro em seuperfil no twitter que não é profissional de informática e muito menos especialista em segurança, já começa assim:

Na maioria das vezes, quando o assunto é segurança em sistemas operacionais, a discussão recai em três constatações bastante comuns entre os usuários: o Linux não tem vírus, o Mac é extremamente seguro e estável e o Windows tem muitas ameaças e pode deixar o proprietário à mercê de pessoas mal-intencionadas.

Entretanto, na prática, existem outras variáveis a serem consideradas que podem colocar o Windows, sim, como um dos sistemas operacionais mais seguros já lançados. A proteção ao usuário existente no Windows 7 já é bastante eficiente.

 

De acordo com o site alexa.com (uma espécie de IBOPE da internet mundial) o portal Terra, dono do tecmundo, é o 11º site mais visitado do Brasil e o 2º portal de notícias mais acessado no país. E o pior: desde 2001 o grupo Terra Networks (dono do portal terra, tecmundo, baixaki e outros) é parceiro da Microsoft no Brasil!! Confira aquiaquiaqui.
Repararam a manipulação? É muito frustrante, indignatório e repugnante quando descobrimos que uma fonte de notícias é na verdade uma fonte de “pratos prontos” preparados para “alimentar” seus leitores com o que se quer que alimente, nos tornando verdadeiras “marionetes” nas mãos de terceiros, tais como “animais de estimação”, que precisam ser guiados por “seus donos”.

Cuidado, não acredite em tudo o que lê, ouve ou vê. Estão nos manipulando!

Fonte: http://sejalivre.org/?p=2224

31 Comentários

  1. Cleynaldo

    É na verdade o que entendi a Microsoft trata seus concorrentes como se fossem seus amigos, assim no filme já dizia que a engenharia social de Gates faziam que as pessoas mudassem de idéia e entrasse na teia de Gates, assim a “amizade” que fez com Jobs, acabou tendo o Mac copiado.
    Mas com o relatório tido por Steven diz tudo, e até a cara do Windows 8 mudou esta parecendo um Ubuntu com efeito da versão 11.4 em forma de Windows.
    Acho que Bill Gates anda usando em seu Notebook Mac um Ubuntu ultima versão só para ver como seria seu sistema sem riscos de ameaças.
    Vídeo mostra dando os parabéns para Linux.
    Valeu pela pesquisa muito boa.

    Responder
  2. Antathbam

    lasix 80 mg In fact, to reduce the self sowing of this frequently weedy vine, the cutting back may be done in fall as soon as flowering is finished

    Responder
  3. BAPHYPE

    These results indicate that peritoneal injury up regulates MDR1 expression via the TGF ОІ1 Smad signaling pathway brand name cialis online Milla Santos A, Milla L, Portella J, Rallo L, Pons M, Rodes E, Casanovas J, Puig Gali M

    Responder
  4. Embociono

    Grisotto G, Farago JS, Taneri PE, Wehrli F, Roa DГ­az ZM, Minder B, et al stromectol

    Responder
  5. Elinnekly

    Tumor necrosis factor alpha induced adipose related protein expression in experimental arthritis and in rheumatoid arthritis doxycycline hyclate uses

    Responder
  6. nike dunks

    The next time I read a blog, I hope that it doesnt disappoint me as a lot as this one. I imply, I know it was my choice to learn, but I really thought youd have something interesting to say. All I hear is a bunch of whining about something that you could possibly repair should you werent too busy looking for attention.

    Responder

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *