Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Mais resultados...

Para aqueles que estão tendo dificuldades para utilizar programas que necessitam de uma máquina virtual java rodando ou mesmo não conseguiram instalar o java ou estão tendo problemas para acessar sites como por exemplo de bancos, fica aqui uma dica simples de como sanar este problema.

Lembrando que este “problema” está relacionado apenas com a versão 10.04 do Ubuntu e família.

O melhor pacote java, da SUN (Oracle), é proprietário e para isso é preciso ativar um source de terceiro, proprietário, que por várias leis,principalmente nos EUA, não pode vir habilitado.

Instalar no Ubuntu

Acesse o menu Sistema, Administração, Canais de software, clique na aba Outro software e marque a opção http://archive.canonical.com/ubuntu lucid partner e clique em Fechar e logo em seguida em Recarregar.

Em seguida clique no menu Aplicativos, Central de Progamas do Ubuntu. Na janela que se abre, digite no campo de pesquisa: sun-java6-plugin e clique em Instalar.


Como o java da SUN é proprietário, então será apresentado uma licença que deverá ser aceita para concluir a instalação, basta aceitar para concluir a instalação.

Instalar no Kubuntu

Acesse, clicando no menu(K) Configurações do Sistema, Adicionar e remover software, Configurações, Editar fontes do software. Clique na aba Outro software e marque a opção http://archive.canonical.com/ubuntu lucid partner. Feche esse tela(clique em Recarregar) e clique na opção Gerenciamento de software para poder iniciar a instalação do java. No campo de pesquisa, digite sun-java6-plugin e clique em Pesquisar pelo nome. Na listagem abaixo, clique na seta para baixo, localizada na frente do nome do arquivo, logo depois clique em Aplicar. Irá aparecer uma janela informando dependências, apenas continue.

Modo genérico

Este modo serve para qualquer distribuição da família Ubuntu, como Kubuntu, Xubuntu, Edubuntu e afins.

Abra o terminal de comandos de sua preferencia e execute as seguintes sequencias de comandos:

Ativar o source partner:

sudo sed -i 's|#deb http://archive.canonical.com/ubuntu lucid partner|deb http://archive.canonical.com/ubuntu lucid partner|g' /etc/apt/sources.list

Instalar a máquina virtual java + plugin para web:

sudo apt-get install sun-java6-plugin