Vídeos de forma simples com OpenShot

8 de janeiro de 2012

Os vídeos viraram febre na internet e o YouTube contribui para esse crescimento exponencial. Muitos leigos se aventuraram na criação de vídeos, e as ferramentas intuitivas foram (e são) as grandes “incentivadoras” para esse propósito.

Nunca fui muito fã de criar vídeos. Isso se deve ao fato de que as ferramentas livres estavam longe de atingirem um grau ótimo de simplicidade e facilidade de utilização. No entanto, hoje pode-se notar que muitas ferramentas conseguiram atingir um grau de ”intuitividade” muito grande, comparando-se a muitas ferramentas proprietárias voltadas para um público mais leigo.

O aplicativo, que aqui será indicado, é o OpenShot, um programa de edição de vídeos. Existem outros muito interessantes, como o Kdenlive, mas a identificação e simplicidade do OpenShot me chamou muita atenção, fazendo com que eu pudesse criar vídeos de forma rápida, simples e sem stress.

Os vídeos viraram febre na internet e o YouTube contribui para esse crescimento exponencial. Muitos leigos se aventuraram na criação de vídeos, e as ferramentas intuitivas foram (e são) as grandes “incentivadoras” para esse propósito.

Nunca fui muito fã de criar vídeos. Isso se deve ao fato de que as ferramentas livres estavam longe de atingirem um grau ótimo de simplicidade e facilidade de utilização. No entanto, hoje pode-se notar que muitas ferramentas conseguiram atingir um grau de ”intuitividade” muito grande, comparando-se a muitas ferramentas proprietárias voltadas para um público mais leigo.

O aplicativo, que aqui será indicado, é o OpenShot, um programa de edição de vídeos. Existem outros muito interessantes, como o Kdenlive, mas a identificação e simplicidade do OpenShot me chamou muita atenção, fazendo com que eu pudesse criar vídeos de forma rápida, simples e sem stress.

 

1 Instalação

Existem pacotes disponíveis para Ubuntu e Fedora, também existe a possibilidade de baixar o tarball (pacote genérico) e instalar em qualquer distro. Lembrando que muitas distribuições Linux possuem o OpenShot em seu repositório, então, antes de começar a baixar o pacote e instalar, verifique se o pacote não está disponível no repositório.

 

1.1 Usuário do Ubuntu

Utilizadores do Ubuntu e família podem adicionar o PPA (Personal Package Archive), – repositório oficial do OpenShot – no Ubuntu. Para isso, abra o Terminal de comando de sua preferencia e execute os seguintes comandos abaixo:

sudo add-apt-repository ppa:jonoomph/openshot-edge

sudo apt-get update

sudo apt-get install openshot openshot-doc

 

2 Primeiras impressões

Após a execução do OpenShot, você verá uma tela semelhante a tela a baixo:

Pode-se notar que o aplicativo possui uma tela bem limpa e de fácil utilização. As ferramentas principais, mais utilizadas, ficam à mostra para o usuário, de modo a facilitar a criação de vídeos com “poucos” cliques.

Não irei demonstrar todas as funcionalidades do aplicativo, quem quiser veja o manual. O objetivo é demonstrar em poucos passos como criar vídeos simples e interessantes.

À medida que o texto for avançando, será explicado as funcionalidades e opções utilizadas.

 

3 “Mão na massa”

3.1 Criando e salvando um novo projeto

Comece criando um novo projeto. Para isso, clique no menu Arquivo, Salvar Projeto. Como podem notar, para criar um novo projeto, na verdade, há a opção no menu de Novo Projeto; porém, como não existe nenhum projeto aberto, então basta salvar o projeto atual.

Na janela que se abre, escolha apenas duas opções: o Nome do Projeto (Pode ser qualquer um) e a Pasta do Projeto (Escolha aonde salvar o projeto); logo em seguida clique em Salvar Projeto.

 

3.2 Adição de arquivos

Você pode adicionar “qualquer tipo de arquivo” e quantos quiser, clicando no botão que tem um sinal de mais (+). Geralmente importa-se arquivos do tipo imagem, áudio ou vídeo.

*Obs.:

Quando são selecionadas várias imagens para serem importadas ao mesmo tempo, pode aparecer a seguinte mensagem: “Você gostaria de importar [NOME DA IMAGEM] como uma sequência de imagens”; nesse caso, escolha Não.

Adicione quantos arquivos achar necessário. Não precisa adicionar tudo de uma única vez, pode ser aos poucos, à medida que achar necessário.

(Arquivos importados)

 

3.3 Criação de títulos

*Pre-requisito: Ter o aplicativo Inkscape instalado.

Existem algumas formas de criarem títulos (textos) para serem exibidos no vídeo, uns contendo títulos simples e títulos animados, outros de forma básica e forma avançada. Irei ensinar, porém, uma forma genérica, não tão simples – pois utiliza outro aplicativo – nem complexa, mas é válida para qualquer ocasião.

Comece clicando no menu Título, Novo Título. Em Comece aqui, escolha a opção Standard 3 e logo em seguida cliquei em Criar novo Título. Escolha um nome qualquer – eu geralmente crio como 01, 02, 03… – e clique em OK, e, logo em seguida, em Aplicar.

Clique, agora, no botão Usar o Editor Avançado e espere o carregamento do aplicativo Inkscape, o qual será utilizado para criar os títulos de forma mais personalizável.

O Inkscape é um programa bem completo e até complexo, se comparado ao Corel Draw. O que o difere significativamente é pertencer ao mundo livre. Para este texto, será utilizado menos de 1% dos recursos disponíveis pelo software.

No lado esquerdo, possui diversas opções, e será utilizado somente duas que são: Seletor () e a opção Texto ().

*Explicação básica: Para selecionar o texto, clique (botão ESQUERDO) no canto superior (direito ou esquerdo), segure, arraste para a diagonal e solte.

Comece selecionando o texto atual e deletando-o. Após, clique na opção Texto (), Clique (botão ESQUERDO) dentro da folha (quadrado retangular branco) e escreva o texto que desejar. Em seguida aperte <CTRL+A> para selecionar todo o texto, e, caso queira, trocar a Fonte, Tamanho. Tudo isso e muito mais pode ser feito nas opções que encontram-se na parte superior do software. Mexa à vontade nas opções e deixe como desejar.

Feito isso, clique novamente na opção Seleção (), clique em cima do texto, segure (botão ESQUERDO) e arraste para o centro da folha.

*Lembrando que a folha é a delimitação do que vai aparecer no vídeo, o que ficar fora dela será cortado.

Na parte inferior do programa existe uma paleta com cores, escolha uma para alterar a cor do texto atual.

*Obs.:

Para realizar qualquer alteração, é preciso que o conteúdo a ser alterado esteja selecionado.

Depois de serem feitas as alterações, tecle <CTRL+S> para salvar o que foi feito, e, em seguida, feche o Inkscape.

O texto criado será incorporado no OpenShot, basta clicar em Aplicar.

No exemplo utilizado, foi escolhido uma cor cinza, por isso está quase imperceptível, mas como o fundo é preto, terá um bom contraste.

 

3.4 Criação do vídeo

3.4.1 Conhecendo as ferramentas

Na parte inferior do OpenShot encontram-se as trilhas, que contem as linhas de tempo ou de duração do vídeo. Essas trilhas são exatamente o lugar onde o vídeo será composto.

Entre as ferramentas existentes para a manipulação das trilhas, particularmente, utilizo cerca de duas ou três. Exemplificando as opções, temos:

    • Adicionar Trilha (), serve para adicionar novas trilhas. Geralmente utiliza-se várias trilhas para separar arquivos de vídeos de imagem e de sons, colocando cada tipo de arquivo em uma trilha, facilitando, assim, sua manipulação;

    • Ferramenta Seta, serve para manipular os arquivos, como arrastar, posicionar;

    • Ferramenta Estilete, serve para cortar um arquivo em pedaços, como, por exemplo, remover uma parte de imagem, vídeo ou áudio;

    • Ferramenta de Redimensionar, serve para esticar ou encolher um arquivo que foi adicionando na trilha, fazendo ampliar ou diminuir o tempo da sua duração.

    • Ferramenta de Atração, serve para “grudar” um arquivo no outro, quando estão próximos, facilitando, dessa forma, a não precisão do posicionamento entre um arquivo e outro.

As próximas opções são: Adicionar Marcador, Marcador Anterior e Próximo Marcador. Servem basicamente para você marcar lugares nas trilhas e ir avançando ou retrocedendo para os marcadores adicionados, encontrando mais facilmente o lugar desejado. Nunca utilizei, mesmo porque só fiz vídeos pequenos até hoje. No entanto, para quem for utilizar vídeos grandes, pode ser muito útil.

 

3.4.2 Montando o vídeo

No exemplo criado, será utilizado somente duas trilhas, uma para o título (texto) e imagens e outra para o vídeo – o qual será utilizado apenas o áudio.

Comece selecionando e segurando os arquivos que foram importados e arrastando-os para as trilhas.

*Obs.:

Para adicionar vários arquivos de uma vez, mantenha a tecla <CTRL> pressionada e vá selecionando os arquivos, em seguida clique com o botão direito e escolha Adicionar à Linha do Tempo.

Na janela que se abre, você poderá configurar:

Em Tempo de início coloquei o tempo, em segundos, onde deseja que os arquivos comecem na linha do tempo. Em Desvanecer mude para Fade In & Out. A Duração, eu uso de 2 a 3 segundos, escolha um valor que te agrade e teste.

Nesse exemplo, as imagens e texto criado ficarão na trilha 2 e o arquivo de vídeo na trilha 1.

*Dica:

Cada arquivo adicionado na trilha possui duas opções visíveis, um ícone de “olho” () que se refere à imagem e outro de som () que se refere ao áudio. Clicando em cima desses você pode ativar ou desativar o som ou imagem de cada um.

Clicando com o botão direito em cada arquivo da trilha você tem acesso a várias opções; sendo a Propriedade uma das mais interessante, pois engloba quase tudo que pode ser feito com o arquivo escolhido para ser editado.

*Obs.:

Não esqueça: à medida que o projeto avança salve-o, passo a passo.

Ao lado, direto, possui uma visualização – contendo controles comuns logo abaixo – do que está sendo feito e você poderá executar na hora que achar necessário, em tempo de trabalho, para ver se o vídeo está do jeito esperado.

 

3.5 Exportação do vídeo

Finalizado a criação do vídeo, chegou a hora de exportá-lo para um formato a ser visualizado pelos reprodutores de vídeos. O OpenShot lhe fornece uma gama enorme de exportações e também inclui alguns perfis prontos, muito úteis por sinal.

Para exportar o seu projeto, cliquei no ícone Exportar Vídeo () e escolha em Perfil: Páginas Web, o qual permite uma boa qualidade atrelado a um bom tamanho. Como já foi definido, anteriormente: há um local onde o projeto foi salvo e com um título, você não precisará se preocupar onde salvar o vídeo – apenas se quiser salvar em outro local e com outro nome –, bastando apenas clicar em Exportar Vídeo e aguardar sua finalização.

 

4 Considerações finais

Como dissera, o objetivo aqui proposto foi o de criar um vídeo de maneira simples e rápida. Pode-se notar que o programa, OpenShot, dispõe de dezenas de efeitos e transações, os quais nenhum foi utilizado. O programa é bem simples de utilizar e com a prática tudo fica mais fácil ainda. Tente explorar mais as funcionalidades dessa ferramenta e descobrirá, consequentemente, novos recursos. Assim você poderá fazer um ou mais vídeos bem mais elaborados e complexos. Use e desfrute de sua criatividade.

Segue abaixo o vídeo exemplo deste texto:

Outros vídeos produzidos por mim utilizando o OpenShot:

Referencia

http://www.openshot.org/ppa/

1 Instalação

Existem pacotes disponíveis para Ubuntu e Fedora, também existe a possibilidade de baixar o tarball (pacote genérico) e instalar em qualquer distro. Lembrando que muitas distribuições Linux possuem o OpenShot em seu repositório, então, antes de começar a baixar o pacote e instalar, verifique se o pacote não está disponível no repositório.

1.1 Usuário do Ubuntu

Utilizadores do Ubuntu e família podem adicionar o PPA (Personal Package Archive), – repositório oficial do OpenShot – no Ubuntu. Para isso, abra o Terminal de comando de sua preferencia e execute os seguintes comandos abaixo:

sudo add-apt-repository ppa:jonoomph/openshot-edge

sudo apt-get update

sudo apt-get install openshot openshot-doc

2 Primeiras impressões

Após a execução do OpenShot, você verá uma tela semelhante a tela a baixo:

Pode-se notar que o aplicativo possui uma tela bem limpa e de fácil utilização. As ferramentas principais, mais utilizadas, ficam à mostra para o usuário, de modo a facilitar a criação de vídeos com “poucos” cliques.

Não irei demonstrar todas as funcionalidades do aplicativo, quem quiser veja o manual. O objetivo é demonstrar em poucos passos como criar vídeos simples e interessantes.

À medida que o texto for avançando, será explicado as funcionalidades e opções utilizadas.

3 “Mão na massa”

3.1 Criando e salvando um novo projeto

Comece criando um novo projeto. Para isso, clique no menu Arquivo, Salvar Projeto. Como podem notar, para criar um novo projeto, na verdade, há a opção no menu de Novo Projeto; porém, como não existe nenhum projeto aberto, então basta salvar o projeto atual.

Na janela que se abre, escolha apenas duas opções: o Nome do Projeto (Pode ser qualquer um) e a Pasta do Projeto (Escolha aonde salvar o projeto); logo em seguida clique em Salvar Projeto.

3.2 Adição de arquivos

Você pode adicionar “qualquer tipo de arquivo” e quantos quiser, clicando no botão que tem um sinal de mais (+). Geralmente importa-se arquivos do tipo imagem, áudio ou vídeo.

*Obs.:

Quando são selecionadas várias imagens para serem importadas ao mesmo tempo, pode aparecer a seguinte mensagem: “Você gostaria de importar [NOME DA IMAGEM] como uma sequência de imagens”; nesse caso, escolha Não.

Adicione quantos arquivos achar necessário. Não precisa adicionar tudo de uma única vez, pode ser aos poucos, à medida que achar necessário.

(Arquivos importados)

3.3 Criação de títulos

*Pre-requisito: Ter o aplicativo Inkscape instalado.

Existem algumas formas de criarem títulos (textos) para serem exibidos no vídeo, uns contendo títulos simples e títulos animados, outros de forma básica e forma avançada. Irei ensinar, porém, uma forma genérica, não tão simples – pois utiliza outro aplicativo – nem complexa, mas é válida para qualquer ocasião.

Comece clicando no menu Título, Novo Título. Em Comece aqui, escolha a opção Standard 3 e logo em seguida cliquei em Criar novo Título. Escolha um nome qualquer – eu geralmente crio como 01, 02, 03… – e clique em OK, e, logo em seguida, em Aplicar.

Clique, agora, no botão Usar o Editor Avançado e espere o carregamento do aplicativo Inkscape, o qual será utilizado para criar os títulos de forma mais personalizável.

O Inkscape é um programa bem completo e até complexo, se comparado ao Corel Draw. O que o difere significativamente é pertencer ao mundo livre. Para este texto, será utilizado menos de 1% dos recursos disponíveis pelo software.

No lado esquerdo, possui diversas opções, e será utilizado somente duas que são: Seletor () e a opção Texto ().

*Explicação básica: Para selecionar o texto, clique (botão ESQUERDO) no canto superior (direito ou esquerdo), segure, arraste para a diagonal e solte.

Comece selecionando o texto atual e deletando-o. Após, clique na opção Texto (), Clique (botão ESQUERDO) dentro da folha (quadrado retangular branco) e escreva o texto que desejar. Em seguida aperte <CTRL+A> para selecionar todo o texto, e, caso queira, trocar a Fonte, Tamanho. Tudo isso e muito mais pode ser feito nas opções que encontram-se na parte superior do software. Mexa à vontade nas opções e deixe como desejar.

Feito isso, clique novamente na opção Seleção (), clique em cima do texto, segure (botão ESQUERDO) e arraste para o centro da folha.

*Lembrando que a folha é a delimitação do que vai aparecer no vídeo, o que ficar fora dela será cortado.

Na parte inferior do programa existe uma paleta com cores, escolha uma para alterar a cor do texto atual.

*Obs.:

Para realizar qualquer alteração, é preciso que o conteúdo a ser alterado esteja selecionado.

Depois de serem feitas as alterações, tecle <CTRL+S> para salvar o que foi feito, e, em seguida, feche o Inkscape.

O texto criado será incorporado no OpenShot, basta clicar em Aplicar.

No exemplo utilizado, foi escolhido uma cor cinza, por isso está quase imperceptível, mas como o fundo é preto, terá um bom contraste.

3.4 Criação do vídeo

3.4.1 Conhecendo as ferramentas

Na parte inferior do OpenShot encontram-se as trilhas, que contem as linhas de tempo ou de duração do vídeo. Essas trilhas são exatamente o lugar onde o vídeo será composto.

Entre as ferramentas existentes para a manipulação das trilhas, particularmente, utilizo cerca de duas ou três. Exemplificando as opções, temos:

    • Adicionar Trilha (), serve para adicionar novas trilhas. Geralmente utiliza-se várias trilhas para separar arquivos de vídeos de imagem e de sons, colocando cada tipo de arquivo em uma trilha, facilitando, assim, sua manipulação;

    • Ferramenta Seta, serve para manipular os arquivos, como arrastar, posicionar;

    • Ferramenta Estilete, serve para cortar um arquivo em pedaços, como, por exemplo, remover uma parte de imagem, vídeo ou áudio;

    • Ferramenta de Redimensionar, serve para esticar ou encolher um arquivo que foi adicionando na trilha, fazendo ampliar ou diminuir o tempo da sua duração.

    • Ferramenta de Atração, serve para “grudar” um arquivo no outro, quando estão próximos, facilitando, dessa forma, a não precisão do posicionamento entre um arquivo e outro.

As próximas opções são: Adicionar Marcador, Marcador Anterior e Próximo Marcador. Servem basicamente para você marcar lugares nas trilhas e ir avançando ou retrocedendo para os marcadores adicionados, encontrando mais facilmente o lugar desejado. Nunca utilizei, mesmo porque só fiz vídeos pequenos até hoje. No entanto, para quem for utilizar vídeos grandes, pode ser muito útil.

3.4.2 Montando o vídeo

No exemplo criado, será utilizado somente duas trilhas, uma para o título (texto) e imagens e outra para o vídeo – o qual será utilizado apenas o áudio.

Comece selecionando e segurando os arquivos que foram importados e arrastando-os para as trilhas.

*Obs.:

Para adicionar vários arquivos de uma vez, mantenha a tecla <CTRL> pressionada e vá selecionando os arquivos, em seguida clique com o botão direito e escolha Adicionar à Linha do Tempo.

Na janela que se abre, você poderá configurar:

Em Tempo de início coloquei o tempo, em segundos, onde deseja que os arquivos comecem na linha do tempo. Em Desvanecer mude para Fade In & Out. A Duração, eu uso de 2 a 3 segundos, escolha um valor que te agrade e teste.

Nesse exemplo, as imagens e texto criado ficarão na trilha 2 e o arquivo de vídeo na trilha 1.

*Dica:

Cada arquivo adicionado na trilha possui duas opções visíveis, um ícone de “olho” () que se refere à imagem e outro de som () que se refere ao áudio. Clicando em cima desses você pode ativar ou desativar o som ou imagem de cada um.

Clicando com o botão direito em cada arquivo da trilha você tem acesso a várias opções; sendo a Propriedade uma das mais interessante, pois engloba quase tudo que pode ser feito com o arquivo escolhido para ser editado.

*Obs.:

Não esqueça: à medida que o projeto avança salve-o, passo a passo.

Ao lado, direto, possui uma visualização – contendo controles comuns logo abaixo – do que está sendo feito e você poderá executar na hora que achar necessário, em tempo de trabalho, para ver se o vídeo está do jeito esperado.

3.5 Exportação do vídeo

Finalizado a criação do vídeo, chegou a hora de exportá-lo para um formato a ser visualizado pelos reprodutores de vídeos. O OpenShot lhe fornece uma gama enorme de exportações e também inclui alguns perfis prontos, muito úteis por sinal.

Para exportar o seu projeto, cliquei no ícone Exportar Vídeo () e escolha em Perfil: Páginas Web, o qual permite uma boa qualidade atrelado a um bom tamanho. Como já foi definido, anteriormente: há um local onde o projeto foi salvo e com um título, você não precisará se preocupar onde salvar o vídeo – apenas se quiser salvar em outro local e com outro nome –, bastando apenas clicar em Exportar Vídeo e aguardar sua finalização.

4 Considerações finais

Como dissera, o objetivo aqui proposto foi o de criar um vídeo de maneira simples e rápida. Pode-se notar que o programa, OpenShot, dispõe de dezenas de efeitos e transações, os quais nenhum foi utilizado. O programa é bem simples de utilizar e com a prática tudo fica mais fácil ainda. Tente explorar mais as funcionalidades dessa ferramenta e descobrirá, consequentemente, novos recursos. Assim você poderá fazer um ou mais vídeos bem mais elaborados e complexos. Use e desfrute de sua criatividade.

Segue abaixo o vídeo exemplo deste texto:

Outros vídeos produzidos por mim utilizando o OpenShot:

Referencia

http://www.openshot.org/ppa/

29 Comentários

  1. Esdras Andrade

    De fato. O OpenShot é muito fácil e intuitivo. Acho muito superior ao MovieMaker. Seria interessante que ele viesse por padrão nas várias distribuições Linux.

    Responder
  2. Pajé

    Muito bom o tutorial!! Parabéns!! Existe hoje uma demanda muito grande por bons editores de vídeo para Linux. Muitos projetos amadureceram, mas ainda são olhados com desconfiança por profissionais. Creio que um quesito importante e que sempre se manteve deficiente é a usabilidade. O programa apresentado parece resolver vários problemas neste ínterim.

    Responder
  3. Tales A. Mendonça

    É.., o openshot parece que veio para trazer a facilidade de criação de vídeos para o mundo open source.

    Responder
  4. sangue suga

    Meu Openshot esta com previa visualização normal mas quando vai pra trila fica brilhante as imagens. Seria algum codec de video? Nao adianta expoortar sai do mesmo jeito que eu estou vendo, tudo brilhoso demais.

    Responder
    • Tales A. Mendonça

      Olha, não sei te dizer… Tem muito tempo que não uso o OpenShot, tenho usado mais o Kdenlive

      Responder
  5. Embociono

    and Martinez Tome, M stromectol order online Two of the case control studies were used to examine a possible effect of the duration of use 28, 32

    Responder
  6. Horethato

    cheap priligy The cell lines that were not exposed to CDK4 6i Palbo S palbociclib sensitive, Ribo S ribociclib sensitive, Abema S abemaciclib sensitive and the cells that were exposed to CDK4 6i Palbo R palbociclib resistant, Ribo R ribociclib resistant, Abema R abemaciclib resistant were assessed in short and long term proliferation assays

    Responder
  7. Grilkkisa

    Stevens Johnson Syndrome, Toxic Epidermal Necrolysis, And Drug Reactions With Eosinophilia And Systemic Symptoms buy generic priligy proviron 25 50mg with cycle, nolva 40mg tid and clomid 50 100mg post cycle

    Responder

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *