Upgrade Ubuntu 10.10 para 11.04 e primeiras impressões

12 de abril de 2011

Não recomendo a atualização de versão para o Natty (11.04): os motivos são vários: fará um dowmload de 1,5 GB de pacotes e, em seguida, um trabalho insano, ou seja, realizar todas as atualizações. Se mesmo diante desses argumentos, ainda quiser a atualização, apresentarei no final do texto os comandos e algumas “dicas”.

Com uma conexão de 1MB e um notebook dual core, minha atualização demorou cerca de 10 horas: do download dos pacotes à instalação e à configuração. Após tanto tempo e, além disso, a ânsia para curtir um ambiente novo, com visual inteiramente novo; tive algumas decepções e, porque não dizer “pânico” por pensar que poderia não encontrar certas coisas no sistema – essa parte pode ser melhorada, pois você tem que clicar várias vezes e em vários lugares para encontrar, talvez, o que deseja – mas nem tudo é perfeito.

Muitos já experimentaram o Unity. Isso, inclusive, foi publicado; não será o default a ser lançado pela Canonical como ambiente, mas talvez estejam um pouco enganados. Neste texto, ainda, falarei um pouco mais sobre isso.

Após o sistema todo atualizado, a minha “preocupação” ficou em encontrar algumas aplicações para redefinir algumas configurações no sistema, como aparência e algumas opções do Compiz que ficaram desativadas após serem atualizadas. Como prefiro o certo, cansei-me de ficar procurando as coisas e fui logo para o [ALT+F2]; que por sinal é idêntico ao do KDE4 – se não foi baseado nele, foi copiado mesmo. Com a tela aberta, fui digitando o nome dos programas e eles foram aparecendo na tela à medida em que o texto era complementado, ou seja, se você digitar gnome- irá aparecer todos os aplicativos que começam com o nome gnome- e à medida em que vai completando o nome, os programas serão reduzidos para um filtro de acordo com o que foi procurado, isso irá acontecer até chegar a exibir o programa que desejar; tudo isso de maneira bem rápida e simples; haverá ícones para míopes que, obviamente, serão exibidos.

A executar o gnome-control-center (Configurações do sistema), você poderá configurar quase tudo que precisar e irá encontrar muitas situações úteis: praticamente tudo agora fica concentrado nele, até o Unity está disponível para ser configurado dentro das configurações do Compiz, como um plugin. Até aqui, o sistema estava dando uns “paus” esquisitos: a tela sumia do nada e logo depois voltava; a integração com o sistema não estava nada agradável e muitas coisas nada intuitivas, mas a persistência é o que há, não é mesmo?, continuei mexendo e redescobrindo como as coisas funcionavam e digo a vocês que não é nenhum “bicho de sete cabeças”. Assim para um usuário que nunca mexeu no sistema as coisas são até bem simples; falo desses que geralmente não estão muito preocupados em mexer em configurações mais específicas do sistema. O ambiente ficou voltado para os users (usuários) mais leigos, creio eu tudo que é mais utilizado está de muito fácil acesso.

Logo depois de atualizar o sistema, apareceu mais uma outra, o que me deixou realente surpreendido: foram 144 pacotes, incluindo um novo Kernel, Xorg, Unity, entre outros fatores, mas afirmo que tudo melhorou muito. Se estava 30% razoável de mexer no sistema, agora já está uns 80% agradável, apenas com essa ultima atualização que fiz após ter todo o sistema migrado para o Natty. Por essa razão acredito que o Unity será o ambiente padrão, parece que conseguiram fazer tarefas bem interessantes como, por exemplo: quando você está a conversar no IM default (Empathy) e muda de janela que sobreponha à da conversação e alguém lhe envia uma mensagem, o ícone do Empathy que está na dock aparece e dá uma “tremida” (um sinal), avisando que existem mensagens novas; quando existir mais de uma janela aberta do mesmo programa, basta você clicar no ícone dela na dock que será exibida na tela e, consequentemente, poderás fazer uma escolha – é o “famoso” exibir janelas, mas funcionando de maneira diferente –.

Exibir Janelas

Alguns atalhos também passam a ser úteis como a tecla “janelas”: quando pressionada, exibirá o menu principal, que também pode ser acessado clicando no canto superior esquerdo (logo do Ubuntu); Pressionando [Janelas+D] é exibida a área de trabalho; o [ALT+F1] exibe a dock, que também pode ser exibida arrastando o mouse para o lado esquerdo da tela; e a tecla F10 pressionada exibe o menu do aplicativo que estiver aberto e tiver interação com o Unity – Br-Office, Chome, dentre outros ainda não têm – , sendo assim, será exibido o menu dos ícones localizados no canto superior direito.

Contradizendo o que muitos estavam a reclamar, o ambiente, sistema, está muito mais rápido que a versão 10.10. Até o Br-Office abre instantaneamente no meu “modesto” notebook. Ponto positivo. Creio que até o lançamento, no dia 28 de abril, o sistema estará mais estável e com mais novidades.

Menu

Essa foi uma breve e primeira impressão sobre o novo Ubuntu. Em breve estarei a explorar mais o ambiente e a relatar as minhas experiências.

Para quem estiver animado e com tempo para fazer a migração de versão, faça o seguinte: abra o terminal de comando e digite:

$ sudo apt-get install update-manager-core && sudo do-release-upgrade -d

* Quando aparecer se desejar continuar será algo assim: [sN], tecle y e não s.