O bloqueio da mente humana através da religião impede o desenvolvimento do ser humano

9 de setembro de 2010

Religião, “(…) deriva do termo latino “Re-Ligare”, que significa “religação” com o divino. Essa definição engloba necessariamente qualquer forma de aspecto místico e religioso, abrangendo seitas, mitologias e quaisquer outras doutrinas ou formas de pensamento que tenham como característica fundamental um conteúdo Metafísico, ou seja, além do mundo físico.”

Retornando um pouco na história, cerca de 5 a 20 mil anos a.c, pode-se constatar que os povos mais antigos eram adoradores de deuses, como os assírios, babilônios, egípcios, sumérios, dentre outros. Existem pesquisas sobre essas grandes civilizações que acreditavam piamente em deuses.

Pode-se compreender o porquê dessas gigantescas civilizações acreditarem que esses seres eram deuses, diferente e possuíam uma tecnologia infinitamente mais avançada que a civilização da época. Temos construções monumentais que até hoje estão aprumadas, como as famosas pirâmides de Gisé, as quais muitas pessoas, ainda, acreditam que o homem as construiu. Cientistas tentam obter provas, criando engenharia reversa para tentar explicar que tais monumentos foram construídos pelo homem, tentam induzir a mente humana a seguir uma trajetória, que pode não estar correta.

O cristianismo foi que se apoderou do termo “religião”, adquirida do latim, como relatado anteriormente. Um detalhe importante é que em outras civilizações não existia uma palavra equivalente.

Comparando com as civilizações antigas que eram adoradas por deuses, surgiram pessoas com um poder de intelecto elevado (“espertos”) e de índole extremamente ruim. Criou-se a religião, um Deus supremo e várias leis, aonde a relação de grandeza era algo como: Deus → Igreja → homem. Dessa forma, a igreja se tornou um portal e de acordo com suas regras, criadas por humanos com o intuito de controlar a humanidade, ou seja, os mais fracos, quem as seguia era bom e ia para o céu, caso contrário ia para o inferno. Gerou uma grande simplicidade; muitas coisas na antiguidade não tinham explicação, fazendo com que a atribuísse uma “palavra mágica” onde tudo que não era possível explicar, era porque Deus que fez ou da vontade de Deus e ponto final. Com o surgimento da igreja, surgiu também um livro de regras, conhecido também como bíblia, aonde tudo que fora escrito ali é porque tinha que ser daquele jeito e se alguém se opusesse, fosse contra de alguma forma, era considerado um bruxo ou bruxa e deveria ser queimado vivo.

Nessa época começou a inibição e o atrofiamento da mente humana. Primeiro, o homem deveria acreditar apenas nesse livro de regras, sua mente ficou limitada ao paradigma deste pequeno livro, qualquer coisa além disso era proibido e a punição seria algo como a morte e sofrer para sempre no inferno. O medo foi se alastrando e a igreja cada vez mais ganhando poder, ficando cada vez mais forte. Alguns “do contra” se arriscaram provando que a igreja estava errada, repito, provando que a igreja estava errada, mas acima dela estava somente Deus, então, ela estaria sempre certa e o acusador errado, tendo como pena a morte e sofrer para sempre no inferno.

Essa coisa de céu e inferno foi uma jogada muito bem formulada, algo que eu comparo hoje como a igreja sendo os pais e o homem a criança. Se a criança cumprir com as normas que lhes foram impostas e fizer tudo que os pais desejam, a criança ganha um presentinho, ou seja, vai para o céu; se fizer algo de errado, é punida e vai para o inferno.

Naquela época houve um grande fortalecimento e poder da igreja, que derramou muito sangue e conquistou muitas terras. A grande maioria da elite acreditava no poder da salvação que a igreja oferecia, desse modo eram capazes de fazer tudo pela igreja, como matar, saquear. Torturavam muitos para que delatasse quem estivesse contra a igreja de alguma forma, dessa maneira, encontravam e exterminavam os traidores.

Em toda parte e época da humanidade sempre existiram pessoas que se opuseram a maioria, lutando pelo que acreditavam ser o certo e é por essas pessoas que chegamos e temos o mínimo de controle, liberdade, democracia, conforto, dentre milhares de outras coisas que foram conquistadas para nós. Se não fossem esses heróis e heroínas, o mundo seria algo bem diferente do que temos hoje. Talvez a igreja seria a grande dominadora e nós os fieis idolatrados, paradigmados.

A religião foi a grande impositora de obrigações e aceitações para o cristianismo, chegando ao ponto dos que se negassem a serem evangelizados, cristianizados, eram massacrados. A palavra respeito com o próximo foi algo por muitos anos ignorado pela igreja. Um exemplo que a maioria de nós conhecemos foi a imposição da igreja pelos jesuítas para cristianizar os índios, forçá-los a perder suas culturas para impor a religião.

A igreja também é a grande camufladora de todos os malefícios que foram feitos para os homens. Mas começou o seu enfraquecimento quando revolucionários continuaram a enfrentá-la, não aceitando o que por ela era imposto. Com o passar do tempo a igreja passou a não apenas confortar as pessoas, mas também a ajudar os necessitados, ganhando espaço novamente. Porém, agora de uma maneira mais democrática, não impondo diretamente o cristianismo para o homem, mas dando a escolha e a oportunidade de sua alma ser ou não salva.

Com o passar do tempo, muitas coisas foram acontecendo, a terra não era o centro do universo nem quadrada; o homem viajando para a lua. Há conhecimento sobre a existência de bilhões de galáxias, cada uma contendo bilhões de planetas. O ser humano que teve a sua mente restrita por centenas de anos de aprisionamento, começou a indagar e propor muitas perguntas que cientificamente não havia uma resposta. A igreja possuía a resposta para todas as perguntas que em sua grande maioria chamava-se Deus. O homem, em sua grande maioria tendo uma cabeça muito fraca para obter suas próprias opiniões e tirar suas próprias conclusões sobre o que acontece ao seu redor, preferiu aceitar o conforto que a igreja oferecia para assim, conseguir levar a sua vida. Agora não precisava mais se preocupar com coisas desconhecidas, mas aceitar que todo desconhecido é obra de Deus.

Os dois conhecimentos

Desde pequeno sempre fui muito observador, indagador sobre tudo o que acontecia ao meu redor. Com o passar dos anos, com o muito observar, comecei a estudar e tentar compreender as pessoas de forma a poder conseguir obter uma melhor compreensão e convívio com as mesmas. Foi aí que eu “criei” essa analogia antagônica sobre os dois conhecimentos.

Desde o momento em que nascemos, começamos a ficar maravilhados com tudo ao nosso redor, o ar que respiramos, as árvores, pessoas, animais, cores, nossos sentidos; tudo isso é um atrativo para aguçar o nosso querer de aprender e saber sempre mais e mais. Crescemos fazendo assimilações com o novo mundo e tentando entender o funcionamento de cada coisa. Nos baseamos muito em outras pessoas, neste caso, pessoas que nos criam, geralmente nossos pais. Assim vamos crescendo e conhecendo o mundo que nos espera. Dizem que uma criança se forma, sua índole, até os 7 anos de idade, eu digo que é a partir daí que ela começa a desenvolver o seu conhecimento consciencial ou auto conhecimento.

O que seria esses dois conhecimentos? Um é a mais simples e a grande parte da população desfruta, é o conhecimento de vida, dos estudos nos colégios, faculdades e cursos em geral, ou seja, é um tipo de conhecemo que qualquer um “pode ter”, basta estudar o que estão disponíveis nos livros e com a vivência de vida. O segundo conhecimento, o qual chamo de conhecimento consciencial ou auto conhecimento, é algo mais profundo, algo que não pode ser ensinado, mas sim sentido, eu diria que é algo que vai além dessa restrição de mundo que nos cerca chamado Terra ou planeta terra. Esse tipo de conhecimento deve ser descoberto e analisado apenas por cada um de nós. Pessoas que conseguem adquirir esse nível de conhecimento estão um passo a frente na evolução, se comparada as demais. O pior ou triste é que a maioria não tomou tal consciência sobre seu conhecimento consciencial e o fator mais abrasivo para esse encolhimento de consciência, chama-se religião.

As pessoas em vez de buscar a evolução, o auto conhecimento, estão se perdendo cada vez mais em todos os tipos de drogas, sejam químicas, televisivas, políticas, músicas; o que muitas vezes pode trazer um conforto imediato, mas a longo prazo leva apenas a regressão, novamente, nesse inferno chamado Terra.

63 Comentários

  1. patricia

    gostei muito,curto muito esse tipo de assunto sou evangelica e tenho visto muita coisa interessante sobre tudo que aprendi na minha vida toda.hj com 30 anos é que descobri que a vida nao é só o que aprendi na igreja,mas sim é só um começo um passo pra mim,vim descobri isso agora.um grande abraço.e obrigada.gostei.

    Responder
  2. Deyve

    Tales,
    Você comentou que: “Desde pequeno sempre fui muito observador, indagador sobre tudo o que acontecia ao meu redor.”, então eu gostaria de te fazer um desafio de ler e estudar esse “pequeno livro”. Lá você vai encontrar mais dados para entender melhor tudo o que foi feito de errado pela Igreja no passado e constatar que tudo isso está relatado na Bíblia. Procurasse conhecer também a mudança que a presença Cristo faz na vida do homem, pois é a presença do Espírito Santo na vida do homem que move a Igreja hoje. Trazendo uma verdadeira mudança e um verdadeiro auto conhecimento.

    Deyve

    Responder
  3. Tales A. Mendonça


    Deyve:

    Tales,
    eu gostaria de te fazer um desafio de ler e estudar esse “pequeno livro”. Lá você vai encontrar mais dados para entender melhor tudo o que foi feito de errado pela Igreja no passado e constatar que tudo isso está relatado na Bíblia. Procurasse conhecer também a mudança que a presença Cristo faz na vida do homem, pois é a presença do Espírito Santo na vida do homem que move a Igreja hoje. Trazendo uma verdadeira mudança e um verdadeiro auto conhecimento.
    Deyve

    Desculpe, mas ler algo de que não acredito é desnecessário. Hoje, o que sou mais adepto é ao espiritismo, o qual considero uma simples e fácil filosofia de vida.
    Será que cristo fez alguma mudança na vida do homem? Eu acho que ele morreu em vão. Talvez não estejamos morando no mesmo planeta, mas no que eu vivo, a ganância, morte, forme, covardia com animais, virou uma coisa mais do que normal. Será que se tivesse surgido algum efeito, o sofrimento de um grande irmão aqui, o mundo estaria passado por todo esse caos? Não sigo nenhuma religião e te garanto que faço muito mais do que muitos, do que dizem ser religiosos, fazem para o seu semelhante.
    O que move e o que sempre moveu a igreja é uma coisa chamada dinheiro, que é a pior desgraça que já existiu na humanidade. Talvez você não saiba, mas a igreja é uma das maiores donas de terras do mundo. Será que ela realmente faz o que promete com todos que a procuram?

    Responder
  4. jose ailton

    Religião não é importante, importante é a espiritualidade. Agora dizer que a BÍBLIA é “um pequeno livro” foi demais!

    Responder
  5. Tales A. Mendonça


    jose ailton:

    Agora dizer que a BÍBLIA é “um pequeno livro” foi demais!
    Este pequeno está no sentido de comparação com a mente humana, o qual a igreja tenta acoplar o conhecimento humano em um livro, apenas um. Não existe papel para comparar do que o cérebro é capaz. O texto sugere exatamente isso.
    Abraços!

    Responder
  6. Bernardo Costa

    Giovani B. Costa –

    “O segundo conhecimento, o qual chamo de conhecimento consciencial ou auto conhecimento, é algo mais profundo, algo que não pode ser ensinado,” Você deve ser então a reencarrnação de Anaximandro ou Górgias, talvez Anaximenes, pois alguns séculos antes de cristo eles já pensaram e falaram isso, talvez vc esteja um pouca atrasado em descobrir isso agora, mais uma vez tales, estude (de forma acadêmica mesmo) Filosofia, pelo menos p vc não plagiar idéias, mesmo sem saber que elas já existiam. Amplexos

    Responder
  7. Bernardo Costa

    Estudos mais recentes em história da ciência têm revelado a existência de muitos mitos tidos por décadas como verdades incontestáveis. Atualmente, toda pessoa medianamente intelectualizada “sabe” que religião e ciência estão e sempre estiveram em perene conflito e que as instituições religiosas sempre se constituíram em obstáculos ao desenvolvimento científico. Entre os muitos exemplos citados em apoio a tais conclusões, estão: a igreja cristã medieval defendia que a Terra era plana, suprimiu o crescimento da ciência e proibiu a dissecção de cadáveres; Giordano Bruno foi queimado pela inquisição por defender a teoria heliocêntrica de Copérnico; Galileu era um inimigo da religião que foi torturado pela inquisição; o renascimento e a ciência moderna surgiram como uma oposição a uma visão religiosa da vida e do mundo; Darwin tornou-se materialista em razão de seus estudos em torno da evolução por seleção natural. Essa visão de que a religião habitualmente se constitui em um entrave ao avanço da ciência é uma ideia que ainda persiste de modo muito forte, principalmente nos meios mais intelectualizados. Tal perspectiva provavelmente explica boa parte da hostilidade algumas vezes vista entre cientistas e religiosos, bem como o debate geralmente acalorado sobre religião e ciência, debate habitualmente repleto de emoções, palavras de efeito e ideologias, mas muitas vezes esvaziado de racionalidade,
    equilíbrio e evidências empíricas. Entretanto, há vários anos historiadores da ciência vêm demonstrando que os “fatos” supracitados como exemplos do contínuo conflito entre religião e ciência são alguns dos muitos mitos relacionados ao tema. Tem sido percebido que esses relatos são mais propaganda do que história, uma narrativa que surgiu e tomou força no final do século XIX. Entretanto, as conclusões dessa revisão histórica contemporânea raramente têm extrapolado a torre de marfim dos historiadores da área e pouco têm chegado ao conhecimento do restante da comunidade acadêmica
    e da população em geral.
    Este é o grande mérito do presente livro publicado pela editora da Universidade de Harvard: reunir em apenas um conciso livro os principais resultados dos estudos contemporâneos sobre as relações históricas entre religião e ciência no Ocidente. A obra foi organizada por Ronald L. Numbers, que tem ampla experiência tanto em história da religião como da ciência. O autor foi presidente tanto da History of Science Society quanto da American Society of Church History e atualmente é presidente da International Union of the History Philosophy of Science. O organizador contou com a
    colaboração de 24 outros destacados pesquisadores acadêmicos na área de história e filosofia da ciência e da religião. Cada um dos 25 curtos capítulos do livro é dedicado a um mito específico sobre religião e ciência.
    Em cada capítulo, encontra-se uma breve contextualização do surgimento do mito, seus desdobramentos e sua persistência até os dias de hoje e, naturalmente, a demonstração da falsidade do mito com base nos achados das mais recentes pesquisas historiográficas.

    Responder
  8. Bernardo Costa

    Alexander Moreira-Almeida
    Resenha sobre o livro
    Numbers RL (org.). Galileo goes to jail and other myths about science and religion.
    Cambridge Mass: Harvard University Press; 2009. p. 320.

    Responder
  9. Tales


    Giovani Bernardo Costa:
    mais uma vez tales, estude (de forma acadêmica mesmo) Filosofia, pelo menos p vc não plagiar idéias, mesmo sem saber que elas já existiam. Amplexos

    É, você realmente não compreendeu nada do que eu disse, mas não culpo você. E plágio? Desculpe desapontá-lo, mas isso está bem longe de ser plagiado a única coisa que “plagiei” foi a minha consciência, meu cérebro. Coisa que muitas pessoas acham que usam. Lebre-se uma porta pode abrir para dois ou vários lados.

    abraços!

    Responder
  10. Tales


    Giovani Bernardo Costa:
    mais uma vez tales, estude (de forma acadêmica mesmo) Filosofia, pelo menos p vc não plagiar idéias, mesmo sem saber que elas já existiam. Amplexos

    É, você realmente não compreendeu nada do que eu disse, mas não culpo você. E plágio? Desculpe desapontá-lo, mas isso está bem longe de ser plagiado a única coisa que “plagiei” foi a minha consciência, meu cérebro. Coisa que muitas pessoas acham que usam. Lebre-se uma porta pode abrir para dois ou vários lados.

    abraços!

    Responder
  11. Bernardo Costa

    Vou te sugerir um livro bom tales, de MAx WEBER, chama “A ética protestante e o espírito capitalista” ele mostra como a confluencia religiosa com a atividade econômica eclodiram no capitalismo.

    Responder
  12. Bernardo Costa

    Vou te sugerir um livro bom tales, de MAx WEBER, chama “A ética protestante e o espírito capitalista” ele mostra como a confluencia religiosa com a atividade econômica eclodiram no capitalismo.

    Responder
  13. RENAN

    Então Tales, a capacidade de compreensão e entendimento de cada ser humano varia de acordo com seu grau de evolução e conhecimento tanto de vida atual e somada com a de vidas passadas, assim como vc existe outras pessoas espalhadas no planeta que possuem raciocinio semelhante aos teus em graus diferentes. Desta diferença resulta que em algum momento de espaço e tempo do processo de evolução os seres humanos chegam a um denomimador comum não importando, os caminhos do conhecimento que seguem e o tempo que levem.

    Responder
  14. RENAN

    Então Tales, a capacidade de compreensão e entendimento de cada ser humano varia de acordo com seu grau de evolução e conhecimento tanto de vida atual e somada com a de vidas passadas, assim como vc existe outras pessoas espalhadas no planeta que possuem raciocinio semelhante aos teus em graus diferentes. Desta diferença resulta que em algum momento de espaço e tempo do processo de evolução os seres humanos chegam a um denomimador comum não importando, os caminhos do conhecimento que seguem e o tempo que levem.

    Responder
  15. gessica

    SINTO MUITO TALES VC ESTA PERDENDO A GRANDE CHANCE DE MUDAR A SUA VIDA,JESUS CRISTO VEIO POR TODOS E POR VC TAMBEM E NADA DO QUE VC FAÇA OU DIGA VAI MUDAR ESSA HISTORIA VC QUERENDO OU NÃO É CRIATURA DE DEUS ELE TE FEZ DESSE JEITO E TE CONHECE MUITO MIAS DO VC MESMO,SABE MUITO BEM O QUE SE PASSA EM SUA MENTE EM SEU CORAÇÃO,O QUE POSSO TE DIZER É QUE VC NÃO CONHECE TODAS AS DENOMINAÇÕES RELIGIOSAS.HÁ SIM AS QUE PENSAM SÓ EM DINHEIRO EM VEZ DE FALAR DA VERDADE QUE É “O GRANDE AMOR DE DEUS PARA A HUMANIDADE QUE É O PLANO DA SALVAÇÃO POR MEIO DE JESUS CRISTO” FALAM SO DA PROSPERIDADE (DINHEIRO) E ISSO NÃO É TUDO,MAS NA IGREJA ONDE EU SOU MEMBRA USAMOS SIM DINHEIRO MAS NÃO COMO PLANO DE SALVAÇÃO QUERENDO OU NÃO TODA IGREJA TEM SEUS GASTOS MAS ISSO NÃO É USADO COMO BARGANHA PARA COM AS PESSOAS “A SE VC NÃO DAR 10000 NÃO VAI RECEBER BENÇÃO”,NÃO É BEM ASSIM QUE FUNCIONA,TALES TE SUGIRO QUE CONHEÇA MUITO BEM TODAS AS IGREJAS ANTES DE APONTAR QUE TODAS SÓ PENSAM EM DINHEIRO E TAMBEM PROCURE LER A BIBLIA LA VC ENCONTRA MUITOS CONSELHOS PARA SUA VIDA JESUS FOI,É E SEMPRE SERA O MAIS SABIO DENTRE TODOS OS HOMENS DA FACE DA TERRA MUITO MAIS QUE FILOSOFOS,ESCRITORES ELE É O UNICO QUE PODE MUDAR A SUA VIDA.
    Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos,
    Para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento;
    Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz,
    Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares,
    Então entenderás o temor do SENHOR, e acharás o conhecimento de Deus.
    Porque o SENHOR dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento.
    Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos. Escudo é para os que caminham na sinceridade.(PROVERBIOS 2-1,7)
    ABRAÇOS

    Responder
  16. Tales A. Mendonça


    gessica:

    VC QUERENDO OU NÃO É CRIATURA DE DEUS

    OK, me responda uma coisa! O que é Deus para você, qual o seu entendimentos sobre Deus?

    Responder
  17. Tales A. Mendonça


    gessica:

    VC QUERENDO OU NÃO É CRIATURA DE DEUS

    OK, me responda uma coisa! O que é Deus para você, qual o seu entendimentos sobre Deus?

    Responder
  18. robert silver

    O homem deve procurar encontrar o seu próprio EU. Libertar-se dos conceitos sociais e religiosos os quais bloqueiam sua mente e não o deixa evoluir. Fui católica, espirita e evangelica, e em meio a tudo isso eu tinha perguntas onde as respostas eram absurdas e irracionais, dai passei a pesquizar os conceitos da fisica. Assisti, no youtube, os comentários do fisico CARL SAGAN, THE SECRET E QUEM SOMOS NÓS, então encontrei as respostas racionais que tanto procurava, pois eu as sentia mas não conseguia EXPRESSA-LAS COM PALAVRAS. Esses psicologos, físicos, engenheiros quânticos e outros, são pessoas que a inteligência e o amôr a criação, fizeram-se fluir.

    Responder
  19. robert silver

    O homem deve procurar encontrar o seu próprio EU. Libertar-se dos conceitos sociais e religiosos os quais bloqueiam sua mente e não o deixa evoluir. Fui católica, espirita e evangelica, e em meio a tudo isso eu tinha perguntas onde as respostas eram absurdas e irracionais, dai passei a pesquizar os conceitos da fisica. Assisti, no youtube, os comentários do fisico CARL SAGAN, THE SECRET E QUEM SOMOS NÓS, então encontrei as respostas racionais que tanto procurava, pois eu as sentia mas não conseguia EXPRESSA-LAS COM PALAVRAS. Esses psicologos, físicos, engenheiros quânticos e outros, são pessoas que a inteligência e o amôr a criação, fizeram-se fluir.

    Responder
  20. Imaculada

    A Arte para mim é fonte inesgotável de prazer e satisfação, não fico mediada por fatores que a humanidade considera importante como religião, estou sempre me religando aos conhecimentos, às pessoas às quais me identifico, a leitura e o contato com conceitos universais, tais como psicanálise.

    Responder
  21. Charles

    Bom! o post foi legal, mas, o que vc disse ae foi diretamente a igreja catolita , que para mim a igreja catolica é mais interesse politico do religiao , sempre a mesma ladaínha, como disse , muitos sofreram muitos morreram , inquisicao, escravidao , tudo isso em torno do poder, nao concordo com isso ! Mas tem o espiritismo de Alan Kardec que chega a ser mais perto da realidade no quesito religiao, sem materialismo e mais realidade como se diz metafísica, procure ler sobre a respeito que vai entender que estou dizendo , a realidade nua e crua !

    Responder
  22. Charles

    Bom! o post foi legal, mas, o que vc disse ae foi diretamente a igreja catolita , que para mim a igreja catolica é mais interesse politico do religiao , sempre a mesma ladaínha, como disse , muitos sofreram muitos morreram , inquisicao, escravidao , tudo isso em torno do poder, nao concordo com isso ! Mas tem o espiritismo de Alan Kardec que chega a ser mais perto da realidade no quesito religiao, sem materialismo e mais realidade como se diz metafísica, procure ler sobre a respeito que vai entender que estou dizendo , a realidade nua e crua !

    Responder
  23. Tales A. Mendonça


    Charles:

    Bom! o post foi legal, mas, o que vc disse ae foi diretamente a igreja catolita!

    Não foi apenas direcionado a igreja católica, mas dei mais ênfase a essa pois foi a que deixou mais marcas ha humanidade em tão pouco tempo. Mas este texto foi referenciado para tudo que se diz respeito a religião.

    Mas tem o espiritismo de Alan Kardec que chega a ser mais perto da realidade no quesito religiao, sem materialismo e mais realidade como se diz metafísica, procure ler sobre a respeito que vai entender que estou dizendo , a realidade nua e crua !

    Sobre o espiritismo, fui criado perto desse a minha vida toda, frequentando muitos centros. Sobre Kardec, já li alguns de seus livros. Primeiro creio que o espiritismo em sua essência não é uma religião, mais uma filosofia de vida. O problema em si está nas mentes fracas das populações que se deixam levar e aceitar por qualquer coisa, deixando o seu EU de fora.

    Responder
  24. buy cialis online

    Quality articles is the key to attract the people to pay a visit
    the website, that’s what this site is providing.

    Responder
  25. http://tinyurl.com/

    Hi there friends, its wonderful paragraph about teachingand completely
    defined, keep it up all the time.

    Responder
  26. Quensoono

    If you have questions regarding infertility treatment or would like to schedule a new patient appointment, please call our New Patient Center at 877-971-7755 or click to schedule an appointment. clomid fertility pills By using this Site you agree to the following Terms and Conditions.

    Responder
  27. Embociono

    The application process can take a long time, so you will not want to waste any time applying if you do not have a chance of being approved stromectol 12 mg buy The chromatin of actively transcribed genes is marked by histone H3 Lys4 trimethylation H3K4me3

    Responder
  28. Elinnekly

    is doxycycline a tetracycline Two clinical trials failed to show a significant reduction in symptoms in SLE patients treated with the B cell depleting antibody, Rituximab i

    Responder
  29. uPVC pipe supplier

    يعمل مصنع إيليت بايب Elite Pipe في العراق كمحفز لتطوير البنية التحتية ، حيث يزود السوق بأنابيب البولي إيثيلين عالي الكثافة وأنابيب uPVC والتجهيزات التي تساهم في نمو ونجاح مختلف القطاعات.

    Responder
  30. 2.5 hdpe pipe

    تركيبات مصنع إيليت بايب Elite Pipe تُظهر دقة أبعاد رائعة ويتم تصنيعها باستخدام مواد عالية الجودة ، مما يضمن أداءً وموثوقية طويلة الأمد.

    Responder
  31. hdpe pipe testing

    يعتبر مصنع إيليت بايب Elite Pipe في العراق رائدًا صناعيًا معروفًا بالتزامه بتقديم الأنابيب والتجهيزات البلاستيكية عالية الجودة.

    Responder
  32. sdr 6

    يمكن للعملاء الاعتماد على الخبرة الفنية لمصنع إيليت بايب Elite Pipeودعم العملاء المخصص لمساعدتهم في اختيار التركيبات الأنسب لاحتياجاتهم الخاصة.

    Responder
  33. awwa hdpe

    Elitepipe Plastic Factory’s commitment to customer satisfaction is evident in their prompt delivery schedules and exceptional after-sales service. Elitepipe Plastic Factory

    Responder
  34. linetogel

    Wow, blog yang luar biasa! 🌟 Saya sangat kagum dengan kontennya yang edukatif dan mencerahkan. Setiap artikel memberikan pengetahuan tambahan dan inspiratif. 🚀 Saya sepenuh hati menikmati menelusuri setiap kata. Semangat terus! 👏 Sudah tidak sabar untuk membaca postingan berikutnya. 📚 Terima kasih atas dedikasi dalam menyajikan konten yang berguna dan mendorong semangat. 💡🌈 Keep up the great work!

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. O bloqueio da mente humana através da religião impede o desenvolvimento do ser humano « Acidez Ateia - [...] visto em : http://www.talesam.org/blog/o-bloqueio-da-mente-humana-atraves-da-religiao-impede-o-desenvolvime... Compartilhe:DiggEmailLike this:LikeBe the first to like this [...]
  2. O bloqueio da mente humana através da religião impede o desenvolvimento do ser humano « Acidez Ateia - [...] visto em : http://www.talesam.org/blog/o-bloqueio-da-mente-humana-atraves-da-religiao-impede-o-desenvolvime... Compartilhe:DiggEmailLike this:LikeBe the first to like this [...]

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *