Dica: Sincronizar qualquer pasta do sistema no Dropbox

19 de fevereiro de 2014

Dropbox é um serviço disponibilizado para a sincronização e o compartilhamento de arquivos entre vários dispositivos e com várias pessoas. Os arquivos ficam todos sincronizados em nuvem – na internet. Dessa maneira, se você tem um smartphone, notebook, tablet… e possui o Dropbox instalado em todos os aparelhos, então seus arquivos sincronizados no Dropbox estarão disponíveis para todos eles.

O grande problema ou algo muito chato, é que para sincronizar algum arquivo no Dropbox é preciso colocá-lo dentro da pasta Dropbox. O problema está em você querer sincronizar a sua pasta “Músicas” ou “Documentos” ou “Imagens”, pois deverá mover tudo para dentro da pasta Dropbox e isso não é muito bacana, pois começa a desorganizar suas pastas. O interessante é sincronizar a pasta “Imagens”, por exemplo, sem ter que movê-la para a pasta Dropbox, mas naturalmente isso não acontece.

Como já tenho alguma experiência com Linux a muitos anos e ainda mais com o terminal de comandos, então testei algo bem simples para ver se funcionava e funcionou. Criei um link simbólico da pasta que eu gostaria de sincronizar no Dropbox e funcionou. Ele reconhece que o link – da pasta – está dentro da pasta Dropbox, onde tudo é sincronizado. Dessa forma ele sincroniza uma pasta fora da pasta Dropbox, que está apenas linkada.

Vejam como é simples de realizar tal processo! Abram o terminal de comandos preferido e use apenas um comando para linkar (ln).

Sintaxe:

ln -s [Caminho completo da pasta que vai compartilhar (origem)] [Caminho completo da pasta de destino]

Exemplo de utilização:

ln -s ~/Documentos/LIVROS/ ~/Dropbox/

Explicando o comando acima temos:

ln -s = Comando para criar um link simbólico (opção -s);
~/Documentos/LIVROS/ = Caminho completo para a pasta que desejo sincronizar (no meu caso é a pasta LIVROS);
~/Dropbox/ = Pasta aonde o link será criado, essa pasta geralmente é padrão (tem que ser a pasta do Dropbox).

Segue uma ilustração das pastas sincronizadas no Dropbox que estão linkadas (com uma setinha preta):

Arquivos

Uma segunda opção é fazer o seguinte, abrir o gerenciador de arquivos – estou usando o gerenciador Nautilus, que também é o mesmo utilizado no Ubuntu –, clicar com o botão direito em cima da pasta que deseja criar o link e escolher a opção Criar link. Em seguida, copie essa “pasta-link” criada para dentro da pasta Dropbox, renomeie a seu gosto.

Veja um exemplo abaixo:

criar-link

40 Comentários

  1. Regis Lieggio

    OBRIGADO!!!

    Responder
  2. Josiel de Assis

    Putz… e no Windows, como se faz?

    Responder
  3. Immemedop

    Those going through infertility often call it the most trying time of their life. clomid side effects in women OR, you can tell your pharmacist to stop being a dill and give you the damn clomid.

    Responder
  4. LiabGaita

    Additionally, we provide treatment recommendations for each of these patient scenarios lasix blood pressure Blumenkranz, Michael K

    Responder
  5. Brittee

    Foxp3 programs the development and function of CD4 CD25 regulatory T cells propecias

    Responder
  6. layekly

    propecia before and after pictures I soon learned that with tick borne infections, your symptoms become much worse during treatment When you take antibiotics, an enormous number of infectious organisms die off, which causes an inflammatory response in your body

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Como sincronizar qualquer pasta do sistema no Dropbox | Linux Ajuda - […] Vejam no link a seguir como é simples de realizar tal processo!” [referência: talesam.org] […]

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *