Olá, quem vos escreve é o Bruno Gonçalves, continuo com preguiça de criar meu próprio blog, então o Tales me empresta o blog quando quero passar alguma dica.
Existem diversos conversores de vídeo para o Android, porém nenhum deles realmente me agrada, o que está mais perto disso é o FFmpeg Media Encoder, e aqui irei dar informações rápidas sobre como configurá-lo.
Instale-o diretamente da Google Play, ou seja, nesse link: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.silentlexx.ffmpeggui
Por padrão ele já vem com diversos tipos de compactação, que são chamadas de Templates nesse programa, o melhor template é o Video MP4 (H264/AAC), porém podemos fazer algumas mudanças para torna-lo mais eficiente e rápido.
Veja a tela ao abrir o programa:
Em Input file você escolhe o arquivo a ser convertido e em Output file o local e nome que deve ser salvo o arquivo após ser convertido.
Esse campo com diversas palavras estranhas é o comando que será executado, ali está toda a configuração utilizada para converter o vídeo. Ao trocar de template, esses comandos são trocados e então a conversão do vídeo é alterada.
Selecione o template Video MP4 (H264/AAC), e a tela do seu celular ficará com a mesma configuração da imagem acima, agora altere para ficar como na imagem a seguir:
Veja que aonde estava escrito -b 1M foi trocado por -crf 26 e aonde estava escrito -ab 64k o número foi trocado por 92k e ao final do comando foi adicionado -preset superfast -tune film
Para facilitar, pois digitar essas palavras de forma exata no celular não é muito fácil, você pode apenas apagar todo o conteúdo, copiar e colar o seguinte conteúdo:
-c:v libx264 -crf 26 -c:a libfaac -ab 92k -ar 44100 -preset superfast -tune film
Está correto o conteúdo para copiar e colar, ele é apenas uma linha, no programa aparece como várias linhas pois o espaço é pequeno e então existem quebras de linha.
Agora ao apertar o botão Run, já irá funcionar, mas você pode apertar no botão verde com o símbolo de somar, escolher um nome e salvar, assim essa configuração ficará salva em um Template que você acabou de criar.
A imagem acima mostra quando salvei aquela configuração como Template de nome Compactado 1.
Ao clicar no botão Run a conversão irá ser iniciada e você verá uma tela assim:
Agora basta esperar, o tempo de conversão irá variar de acordo com a duração do vídeo e resolução, e também irá variar de acordo com a velocidade do processador do celular.
Se não funcionou ao apertar o botão Run, observe se não errou alguma letra, ou incluiu algum espaço que não deveria, apesar de na imagem estar -tune separado, isso ocorreu pois o espaço na linha acabou, mas não existe espaço entre o traço e a palavra “tune”. Para evitar esse tipo de problema, apague todo o conteúdo, copie a linha informada e cole.
Ajustando as configurações
A principal opção se chama –crf que utilizamos o valor 26 e especifica a qualidade do vídeo, quanto maior o número menos qualidade, mas menor o espaço em disco, ou seja, menos MB serão ocupados pelo arquivo. Esse número varia de 0 a 50, porém 18 já é considerado alta qualidade e 30 baixa qualidade, recomendo valores entre 23 e 28.
A opção preset estabelece padrões de configuração que equilibram velocidade e compactação, quanto mais lento, mais irá demorar a conversão do vídeo, porém menos espaço irá ocupar, ou seja menos MB terá o vídeo. Entre o ultrafast e o slow pode existir uma diferença de até o triplo de compactação, porém o tempo para conversão será cerca de cinco vezes maior.
A lista de opções para o preset que podemos utilizar: ultrafast, superfast, veryfast, faster, fast, medium, slow, slower, veryslow.
Para uso em celulares recomendo o superfast ou o faster.
A opção que está 92k se refere à qualidade do áudio, observe que aqui a qualidade pode ser menor do que quando utilizamos mp3, aqui estamos utilizando aac, os valores recomendados são 32k, 64k, 92k, 128k, 193k. Sendo que quanto maior o valor mais espaço em disco utilizado e mais qualidade de áudio, na maioria dos casos 64k ou 92k já são suficiente.